Morfologia - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se morfologia a disciplina responsável por compreender como as palavras se formam. Assim, pode-se dizer que a morfologia é um tipo de conhecimento relacionado à linguística, na medida em que a comunicação humana se torna o centro de estudo através da fala. Esta disciplina reconhece as várias regras que cada linguagem possui na hora de formar os termos que serão empregados na comunicação articulada.

Na verdade, cada língua tem suas próprias características, sendo necessário desvendá-las para obter um melhor conhecimento. A morfologia, apesar de estar focada nas palavras, tem também uma forte relação com a sintaxe.

Considerando o exposto, existem grupos de idiomas que possuem palavras com características comuns no que diz respeito a sua formação. Assim, podemos observar alguns casos de vocábulos com sílaba única, outras que são articuladas entre si e finalmente as que dependem de raízes e sufixos. O português se encontra neste último grupo.

Desta maneira, em português, as palavras são compostas de diferentes elementos que lhes dão sentido

Na verdade, podemos reconhecer diversas raízes que de alguma forma dão um sentido central à palavra, paralelamente, observamos certos prefixos e sufixos que adicionam informações. Assim, por exemplo, os sufixos estabelecem como a palavra será utilizada em termos sintáticos, na verdade, eles podem fazer com que uma raiz se comporte como um adjetivo, advérbio, substantivo, verbo, entre outros.

Os sufixos também se referem ao número (singular ou plural) ou ao gênero (masculino ou feminino). No caso dos verbos, a desinência se refere ao tempo verbal, à pessoa, ao número, etc. É de grande importância para estabelecer a denominada concordância com o núcleo do sujeito.

Todos nós temos uma compreensão natural da morfologia em nosso idioma

Esta circunstância, em muitas ocasiões, nos leva a reparar pouco nas regras e leis que determinam a formação das palavras. No entanto, quando estudamos uma nova língua, devemos considerar que estas leis podem ser de grande utilidade, especialmente quando a língua difere substancialmente da nossa. A morfologia apresenta uma série de critérios que podem ser relevantes neste sentido, além de suas contribuições no campo da linguística.

Imagem: Fotolia. kikovic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: