Conceito » Geografia » Relevo Oceânico

Conceito de Relevo Oceânico

O relevo é o conjunto de formas apresentados pela superfície da Terra. No entanto, nas profundezas do oceano também existem variações do terreno e são conhecidas como relevo oceânico.

Formação e distribuição do relevo oceânico

A dinâmica das camadas internas da terra origina tanto o relevo continental como o oceânico. As montanhas, as cordilheiras, as colinas, as planícies e os planaltos são exemplos de relevo continental.

No relevo submarino também aparecem acidentes geográficos. Neles, predominam-se as formas arredondadas, niveladas e suaves declives. Por outro lado, as plataformas continentais se encontram nas profundezas do mar e são uma parte do continente que continuam sob as águas até alcançar os 200 metros de profundidade.

As regiões ou zonas batiais se estendem até onde termina a plataforma continental e atingem cerca de mil metros. Em seguida, estão as regiões abissais, das quais predominam os resíduos de origem orgânica (estas áreas variam de mil a cinco metros). Por último, estão as fossas das marianas, que são as maiores profundidades oceânicas.

O relevo oceânico tem mudado ao longo da história do planeta

Podemos afirmar que esta evolução se inicia quando uma massa continental é quebrada por forças que a puxam em direções opostas. Isto provoca uma imersão da região e a formação de um vale oceânico com um dorsal no centro (estes dorsais são cordilheiras de grande extensão e consequência do movimento das placas de crosta oceânica).

No fundo oceânico também há atividade vulcânica

Os vulcões não são exclusivos da superfície terrestres. Na verdade, há vulcões submarinos e alguns deles se encontram ativos. Um vulcão submarino ativo pode ocasionar um tsunami.

As erupções dos vulcões submarinos são muito potentes e seus efeitos podem ser devastadores (alguns destes vulcões podem formar novas ilhas). Por outro lado, os vulcões submarinos têm ciclos regulares e devido a isso pode causar mudanças no clima do planeta.

Até os dias de hoje houve poucas erupções vulcânicas, mas os cientistas acreditam que no futuro este fenômeno poderá compreender melhor a evolução dos relevos oceânicos.

Imagem: Fotolia. Budimir Jevtic

Relacionados:

  1. Talude Continental
  2. Plataforma Continental
  3. Relevo
  4. Planalto
  5. Giro Oceânico
  6. Mapa Topográfico
  7. Oceano
  8. Plataforma
  9. Fossa Oceânica
  10. Pangeia