Conceito » Geografia » Macaronésia

Macaronésia - Conceito, o que é, Significado

A palavra macaronésia vem do grego e está formada por dois vocábulos: makáron que equivale à felicidade e nesoi que significa ilhas. Portanto, estamos falando de uma ideia que se refere às ilhas entendidas como felicidade. Neste caso, não se trata de um arquipélago concreto, mas de cinco situados no Oceano Atlântico: Ilhas Canárias, Cabo Verde, Ilhas dos Açores, Madeira e Ilhas Selvagens (em relação às Canárias também são conhecidas popularmente como "ilhas afortunadas", um apelido que se conecta com a origem etimológica do termo macaronésia).

Um laboratório para a investigação

Estes arquipélagos têm uma série de características compartilhadas:

1) todos eles apresentam uma origem vulcânica, pois emergiram das profundezas do mar após sucessivas erupções vulcânicas;

2) a maioria das ilhas está alinhada sobre a mesma placa tectônica e, por outro lado, são arquipélagos onde operam as mesmas correntes marítimas;

3) a fauna, a flora e os vegetais fósseis apresentam características similares.

Estas semelhanças fazem com que os cientistas considerem a Macaronésia como um laboratório perfeito para estudar a biodiversidade.

Embora as referências históricas sobre a Macaronésia remontem à antiguidade, oficialmente estes arquipélagos foram descobertos entre os séculos XIV e XV pelos navegantes portugueses e espanhóis.

Do ponto de vista político pertencem a três nações: Cabo Verde (antiga colônia portuguesa), Espanha e Portugal. Tenerife é a maior ilha (2034 quilômetros quadrados) e Roque del Oeste é a menor (0, 01 quilômetros quadrados).

Algumas ilhas do arquipélago da Macaronésia não estão povoadas (por exemplo, Alegranza, Deserta Grande, Montanha Clara e Lobos).

As ilhas que formam as Canárias constituem o maior arquipélago da região macaronésica.

Estes arquipélagos do Oceano Atlântico não só compartilham as características mencionadas acima, mas também têm algo em comum: são destinos turísticos de primeiro nível.

Na mitologia e na cultura grega

Nas histórias da mitologia grega, fala-se de algumas ilhas localizadas no oceano, onde os homens levam uma vida plenamente feliz e desfrutam dos bens terrestres. Nelas, também descansam as almas dos heróis que levaram uma vida justa. Posteriormente, o autor grego Plutarco se referiu a algumas ilhas paradisíacas que foram chamadas de Ilhas Afortunadas.

Para a maioria dos estudiosos, estas referências do mundo antigo estão relacionadas aos arquipélagos que formam a Macaronésia.

Imagem Fotolia: Peter Hermes Furian

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: