Localização - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se localização ao estabelecimento geográfico de um eixo de coordenadas para localizar um determinado elemento. A localização costuma fazer uso de paralelos e meridianos para indicar a área do planeta que se quer destacar. Este tipo de ferramenta está relacionado especialmente a tudo que se refere à navegação e viagens aéreas, de modo que possui grande porcentagem de eficiência. Com o desenvolvimento da tecnologia se tornou mais fácil localizar e encontrar os locais pretendidos, circunstância que era complexa no passado. Neste sentido, este avanço foi muito importante, principalmente pelos satélites em órbita ao redor da Terra.

As coordenadas utilizadas para localizar elementos no globo são a latitude e a longitude. A primeira se caracteriza por traçar uma série de linhas imaginárias que partem do ponto do planeta equidistante aos polos; estas linhas formam círculos concêntricos ao redor do globo cada vez menores até alcançar aos polos; a maior de todas e o ponto equidistante aos polos se denomina Equador e que cruza o país homônimo. Quanto à longitude, esta também se caracteriza por estabelecer círculos imaginários que têm o mesmo comprimento e se cruzam nos polos; estes círculos são chamados meridianos e começam a contar a partir do chamado meridiano de Greenwich. A combinação de paralelos e meridianos serve para comunicar os locais de forma eficiente, especialmente quando se refere a elementos de tamanho considerável.

Atualmente, graças a um sistema de posicionamento global, é possível explicar a localização que se tem no mundo e do caminho que deve ser seguido para chegar ao destino correto. Esta invenção foi desenvolvida com fins militares, mas com o passar do tempo foi comercializada e pode ser acessível ao público em geral. Hoje os dispositivos utilizados para este tipo de posicionamento tem grande demanda por parte do uso dos motoristas. Além disso, com a eclosão dos smartphones, foi possível a incorporação de aplicativos de grande inovação. Este tipo de sistema, em muitas ocasiões, exige um banco de dados para guardar os mapas e para que possam ser realizadas consultas com todo tipo de informação geográfica. Para isso foi necessário métodos de consulta com algumas variações sobre os próprios bancos de dados comuns e correntes.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: