Conceito » Ciência » Plataforma

Plataforma - Conceito, o que é, Significado

PlataformaA palavra plataforma vem do francês, mais especificamente do vocábulo plate (plano) e de forme (forma). Em português, a palavra plataforma é entendida de diversas maneiras. Por um lado, trata-se de algum tipo de suporte material, refere-se também à organização de um projeto reivindicativo por parte de algum grupo e, por último, se refere à estrutura geológica da Terra.

O sentido material do termo

Existem diversas maneiras para referir a uma plataforma num sentido material. Pode ser um lugar para colocar materiais ou pessoas, uma estrutura destinada à extração do petróleo, um vagão de trem usado para a carga de mercadorias ou um lugar de acesso similar a um elevador. Definitivamente, plataforma é um termo genérico usado para mencionar algum tipo de estrutura destinado ao transporte, armazenamento ou infraestruturas.

O sentido não material do termo

Quando um grupo de pessoas organiza uma série de atividades com o fim de reivindicar algo, estamos diante de uma plataforma cívica, ou seja, um conjunto de indivíduos que compartilham das mesmas preocupações e que trabalham com o mesmo objetivo. Em geral, as plataformas têm um componente reivindicativo. Assim, há plataformas contra a violência de gênero, maus-tratos aos animais, despejos, a favor da saúde pública, etc.

Pode observar que a ideia de plataforma incorpora uma série de características gerais: desde a favor até contra algo, a partir do mal-estar civil, não tem um caráter oficial ou estatal e, definitivamente, é uma forma de expressar a liberdade de expressão no quadro da democracia. Deve-se ressaltar que nos regimes totalitários não existem esses tipos de organização social, já que a liberdade de expressão e o direito de reunião são limitados.

A estrutura geológica da Terra

Abaixo do mundo submarino existe uma superfície terrestre conhecida como plataforma continental. O conhecimento desta estrutura geológica é importante porque dá informações importantes sobre os movimentos sísmicos, vulcões, evolução da Terra, formação geológica, temperatura dos fundos marinhos ou a evolução da mudança climática.

O conceito plataforma continental faz parte da geologia, assim como da geografia e inclusive do direito internacional. Deve-se destacar que a plataforma continental de um estado deve ser descrita com precisão para que haja uma referência objetiva na hora de estabelecer um debate jurídico sobre as águas jurisdicionais e seus limites.

Imagens: iStock. Nihat Dursun / Holger Mette

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: