Conceito » Cultura » Steampunk (como Gênero Literário)

Steampunk (como Gênero Literário) - Conceito, o que é, Significado

A criação literária não para de reinventar-se com novos subgêneros e perspectivas narrativas. No caso da ficção científica, durante a década de 80, surgiu uma versão literária de abordagem renovadora e original, o steampunk. O subgênero cyberpunk é considerado sua fonte literária mais direta.

Cinco características da narrativa steampunk

1- O enredo normalmente se desenvolve no contexto histórico da Inglaterra vitoriana e em pleno apogeu da Revolução Industrial.

2- As tecnologias aparecem muitas vezes fora do seu quadro de referência e, neste sentido, provoca-se um anacronismo deliberado.

3- As narrativas de ficção científica de Jules Verne, H. G Wells e Mary Shelley são as principais referências deste subgênero.

4- A narração é histórica e ao mesmo tempo ucrônica. Assim, o cenário de referência é o século XIX inglês, mas com uma distorção da realidade histórica (os gêneros literários que recorrem à ucrônia descrevem realidades daquilo que poderia ter ocorrido no passado).

5- As obras steampunk são uma combinação de tecnologia, aventuras em ritmo frenético e um cenário do século XIX.

O romance de ficção científica "A máquina diferencial", escrito por William Gibson e Bruce Steling, é considerado uma das obras literárias mais notáveis deste subgênero.

Este romance publicado em 1990 conta com todos os ingredientes de steampunk. Assim, está localizado na Grã-Bretanha vitoriana, um gênio louco inventa um computador matemático que avança um século rumo à era da informática e aparece uma série de personagens históricos reais, mas com uma identidade diferente.

Além da literatura

Embora a origem do steampunk se encontre na narrativa, sua influência está presente no campo da moda. Os seguidores desta corrente formam uma nova tribo urbana com sua própria estética.

Vestem roupas que combinam várias tendências: retrofuturismo, cyberpunk e estética vitoriana. Alguns de seus elementos característicos são: óculos extravagantes, chapéus clássicos, corpete, guarda-chuva vintage e alguns adornos tecnológicos que recriam a estética do século XIX (os dispositivos tecnológicos atuais são redesenhados com os cânones desta corrente).

Trata-se de uma moda que aposta na elegância e que não deve ser confundida com a moda gótica

O cinema também manifesta o universo steampunk. Três filmes se destacam sobre os demais: "A cidade das crianças perdidas" de 1995, "As múmias do faraó" de 2010 e "Abril e o mundo extraordinário" de 2015. Entre os videogames inspirados nesta corrente, podemos destacar "The Order: 1886".

Imagens Fotolia: Boggy, Jacob Lund

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: