A saúde é um bem que pode ser de diferentes tipos. A saúde não se refere apenas ao bem-estar geral, mas também ao econômico. Assim, a saúde financeira se remete à gestão das finanças. Por exemplo, do ponto de vista econômico, é muito importante integrar a economia como um investimento para o futuro.
Por esta razão, para manter uma boa saúde financeira as despesas devem estar sempre equiparadas às receitas. Em todo lar existem os gastos fixos e os variáveis.
Através das despesas variáveis é que se pode economizar, pois de certa forma podem ser gastos mais prescindíveis.
Entretanto, pode ser também que o salário de uma pessoa seja baixo.
Assim ocorre, por exemplo, com os empregos precários. Neste caso, a saúde financeira é complexa pelo fato da economia tornar-se quase impossível e a pessoa vive apenas dia após dia.
Porque motivo? Porque os problemas econômicos causam constantes preocupações pessoais, por exemplo, a incerteza do futuro. Por outro lado, ter uma excelente saúde financeira proporciona uma maior tranquilidade ao poder tomar decisões em longo prazo, ou inclusive, para ter tranquilidade quando se perde o emprego, uma vez que o profissional sabe que tem uma economia para poder viver durante alguns meses.
Em relação à saúde financeira, a pessoa toma decisões constantemente. Por exemplo, desde a escolha dos produtos do mercado até para comprar uma casa, um carro, alugar um apartamento, etc.
A economia evolui constantemente e cada vez mais existe novas formas de economia colaborativa que também mostram esse tipo de mentalidade.
No campo profissional, novas portas se abrem e melhora a saúde financeira dos empresários, mesmo no início da atividade, por exemplo, com o coworking, que significa alugar um espaço profissional em função das horas trabalhadas.
Para desenvolver habilidades de como controlar o dinheiro, o coaching financeiro nasce com o objetivo de promover a capacitação pessoal para controlar os números.
Deste modo, a pessoa pode aprender a aprimorar seus recursos ou desenvolver um plano de ação para o futuro, por exemplo, um plano de aposentadoria ou ainda procurar outro trabalho no fim de semana.
As dívidas são um mau sinal da saúde financeira. Pelo contrário, a economia mostra o lado oposto da balança.
Imagem: Fotolia. sandypro
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2017). Conceito de Saúde Financeira. Em https://conceitos.com/saude-financeira/. São Paulo, Brasil.