Capacitação - Conceito, o que é, Significado

Em termos gerais, a capacitação é o processo de assimilação de conhecimentos com o fim de realizar uma atividade. Em outras palavras, aprendemos para algo e esse “para que” é a capacitação.

O conceito capacitação significa que qualquer pessoa pode adquirir conhecimento, destreza ou habilidade, portanto, é capaz de fazer algo com certa utilidade para si mesmo e para os demais. Neste sentido, quem não é capaz de fazer algo por algum motivo fica de lado de certa forma (não podemos deixar de mencionar que de maneira legal as pessoas com problemas mentais não podem tomar suas próprias decisões porque não têm suficiente capacidade intelectual).

A educação como ferramenta de capacitação

Vamos ao colégio durante vários anos para adquirir conhecimentos básicos, permitindo-nos compreender a realidade e ao mesmo tempo para ter uma formação profissional no futuro. Em suas diversas etapas a formação acadêmica é um mecanismo de capacitação que gradativamente vai se tornando cada vez mais complexa e especializada. Vamos pensar em alguém que por algum motivo não pôde ir à escola e ser alfabetizado. Assim, essa pessoa não tem a capacitação necessária para enfrentar o dia a dia de maneira eficaz e postular normalmente por um posto de trabalho.

O mundo das empresas e a capacitação

Uma empresa com empregados bem formados (adequadamente capacitados) tem mais opções para triunfar em seu setor. Pode-se afirmar que há uma regra geral na área empresarial: quanto mais capacitação de pessoal, mais opções de crescimento. Por este motivo, algumas empresas estabelecem programas de capacitação e desta maneira adapta o potencial dos seus funcionários com as necessidades empresariais.

Quais princípios devem ser incorporados para um bom programa de capacitação numa empresa?

A formação dos empregados é o núcleo fundamental de qualquer programa de capacitação. O processo de formação não deve ser entendido como uma despesa, mas sim como um investimento. Se a maioria das áreas trabalhistas são mutáveis e dinâmicas não é possível que os empregados de uma empresa não tenham um plano de formação. Um programa de capacitação bem feito significa saber o quer e quais são os conhecimentos necessários para alcançar o que se busca.

A empresa não é o único beneficiário de uma estratégia de capacitação já que o empregado também se beneficia. Ele consegue consolidar-se no emprego e ao mesmo tempo encontrar condições para poder ascender a um cargo melhor. Enfim, pode-se afirmar que um programa de capacitação é uma estratégia que todos ganham: uma estratégia win to win (como se diz em termos empresariais atuais).

Foto: iStock, simonkr

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: