Recaída (Saúde) - Conceito, o que é, Significado

O conceito recaída é utilizado habitualmente no contexto médico para fazer referência ao retrocesso da saúde de um paciente afetado por uma doença específica. Por exemplo, um paciente de câncer pode ter uma recaída após ter melhorado de forma visível. E esta recaída envolve retromar novamente o tratamento a partir de outra perspectiva. Em termos de dependência, a maioria dos fumantes que param com o vício em algum momento sofre uma recaída. Ou seja, não podem renunciar a tentação de acender um novo cigarro. E estas tentações são uma recaída dentro desse objetivo de querer parar de fumar.

Recaída em um vício

Este tipo de recaídas pode ser experimentado também em outros vícios, por exemplo, as drogas. Na verdade, ao estabelecer uma meta de saúde como deixar determinada substância, é importante estar preparado para a existência de possíveis recaídas ao longo do caminho. As recaídas podem ocorrer durante o processo de recuperação, mas também na vez que o paciente esteja totalmente recuperado.

Do ponto de vista da saúde mental, um paciente pode sofrer a recaída de uma depressão que lhe custou muito tempo para superar

Neste contexto, a medicina tem um papel claro de prevenção. Assim, uma vez que o paciente reconhece o início dos sintomas da depressão, ele deve agir para evitar que o desconforto vá além. Por exemplo, ficar com os amigos para quebrar esta tendência do isolamento.

A recaída está praticamente relacionada aos processos de longa data que são acompanhados pela fase de difícil recuperação. Vale ressaltar que a recaída não é inevitável em todos os casos, no entanto, é uma provável possibilidade. A melhor maneira de prevenir esta possibilidade não é evitar, mas sim aceitar que isso pode acontecer.

A síndrome da recaída

Em certas ocasiões, a recaída em superar um vício vem acompanhada por uma atitude de descuido em relação ao plano a seguir no processo. Em alguns casos, estas recaídas ocorrem quando o paciente retoma o contato de antigas companhias desagradáveis. O processo de recaída pode chegar a um fim quando o paciente se torna consciente de si mesmo que quer mudar sua vida.

Esta decisão pode também ser influenciada pelo conselho positivo de familiares e amigos.

Imagem: Fotolia. John Takai

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: