Conceito » Economia » HSBC

HSBC - Conceito, o que é, Significado

Estas siglas fazem referência a uma multinacional britânica do setor financeiro, mais especificamente a Hong Konk e Sanghai Banking Corporation. Embora esta entidade tenha sido fundada oficialmente em 1991, vem operando desde 1865. Sua sede principal se encontra localizada em Londres e sua identidade corporativa é um símbolo hexagonal inspirado na cruz de Santo André, o patrono da Escócia.

Um gigante dos bancos e do mundo das finanças

No plano internacional, presta seus serviços a 40 milhões de clientes em 70 países. É um dos principais indicadores de ações tanto na bolsa de Londres como na de Hong Kong.

Em 2014, obteve um lucro líquido de aproximadamente 5 bilhões de dólares. De acordo com seus ativos, em 2018 foi declarado o sétimo banco do mundo e segundo a capitalização do mercado de ações ocupa o oitavo lugar no setor bancário.

Conta com 266.000 empregados em suas diversas sedes. Uma de suas principais delegações é a Torre HSBC da capital mexicana. Em 2017 foi escolhido o melhor banco de comércio internacional da Argentina.

O comércio internacional é o eixo central das diversas atividades financeiras do HSBC (um milhão de dólares é processado por minuto em operações relacionadas ao comércio global e sua intermediação representa 14% de todo o mercado global do planeta).

As origens históricas do HSBC estão relacionadas com o tráfico de ópio durante o século XIX

A origem desta entidade se deu em 1865, quando o escocês Thomas Sutherland fundou um banco local em Hong Kong com o propósito de agilizar a atividade financeira entre a colônia britânica e os mais variados mercados financeiros da Ásia.

Em poucos anos, a entidade se tornou o principal motor financeiro do continente asiático. O banco de Hong Kong teve um papel de destaque nas guerras do ópio.

O que estimulou o conflito foi a introdução na China do ópio cultivado na Índia, da qual era comercializado pela Companhia Britânica das Índias Orientais. O comércio de ópio era uma importante fonte de renda para os britânicos, pois permitia equilibrar sua balança de pagamentos com a China (a Grã-Bretanha tinha que compensar os gastos que vinham dos impostos do chá chinês).

O engenheiro de sistemas Hervé Falciani trabalhou em uma filial da instituição financeira e sua informação tem sido muito relevante para tornar público as irregularidades do HSBC.

Os tribunais de justiça de vários países, um comitê do Senado dos Estados Unidos e diversas investigações jornalísticas estão relacionados ao HSBC e algumas de suas filiais a várias atividades ilícitas: lavagem de dinheiro, narcotráfico, fraude fiscal e intermediação financeira ilegal.

Muitas destas acusações estão relacionadas com as revelações de Hervé Falciani, um ex-empregado da filial suíça do HSBC.

Imagens Fotolia: xunantunich, annzakharchenko

Relacionados:

  1. Mercado de Capitais
  2. Fintech
  3. Sistema Financeiro
  4. Exército da Salvação
  5. Mercado Bolsista
  6. Lucro Líquido
  7. Imagem Corporativa
  8. Finanças
  9. Gestão Empresarial
  10. Capitalização