Ritmo Circadiano - Conceito, o que é, Significado

O corpo humano tem seus próprios ciclos biológicos que permitem autorregular as fases do sono e de vigília, assim como algumas mudanças orgânicas que se produzem ao longo de um dia. O conjunto destas mudanças é conhecido como ritmo circadiano ou ciclo circadiano (o termo circadiano se refere ao período diário de 24 horas). Este ritmo do corpo vem a ser um relógio, do qual faz com que nos adaptemos às mudanças que acontecem ao nosso redor, especialmente a mudança diária no ciclo luz-escuridão.

Deve-se destacar que todos os seres vivos têm um relógio biológico e, neste sentido, nos últimos anos surgiu uma disciplina que estuda este fenômeno da natureza: a cronobiologia.

Estamos projetados biologicamente para dormir de noite e estar despertos durante o dia

Quando os horários naturais mudam como consequência dos nossos hábitos de vida gera um desequilíbrio em nosso ciclo circadiano. As pessoas que trabalham à noite ou aqueles que se mantêm acordados durante a noite, sofrem alterações no sono, trazendo consequências para a saúde. Deve-se ressaltar que o sono regula outras funções do organismo, tais como a produção hormonal, a alimentação e o estado de espírito. Em poucas palavras, os horários contrários incidem negativamente à natureza da nossa saúde.

Distúrbios do ritmo circadiano

O relógio biológico do organismo determina os ritmos circadianos. Este fenômeno acontece no hipotálamo, onde há neurônios especializados que permitem coordenar nossas respostas a partir das mensagens externas. Se o ritmo biológico natural está alterado, esta situação afeta as fases do sono e a temperatura corporal.

A discrepância entre os ritmos do organismo e os sinais ambientais altera também a nossa capacidade de atenção durante a vigília. Os especialistas em cronobiologia afirmam que o relógio biológico dos humanos se encontra também em cada uma de suas células.

O jet lag social

Nossa vida cotidiana está sujeita a uma série de horários convencionais. Desta maneira, uma criança tem seu horário escolar e o adulto seu horário de trabalho. Se a realidade social de cada indivíduo não se ajusta bem a sua realidade biológica individual (a seu ritmo circadiano), esta alteração cria um efeito similar a uma descompensação horária que se tem após uma viagem. Por este motivo, os especialistas falam sobre o jet lag social.

Imagem: Fotolia. zzve

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: