Conceito » Educação » Fotoperíodo

Fotoperíodo - Conceito, o que é, Significado

O desenvolvimento das plantas depende em grande parte da luz que recebe. Neste sentido, o denominado se fotoperíodo refere à influência exercida pelos períodos de luz e escuridão sobre as plantas ao longo de um período de tempo, seja um dia, uma estação ou um ciclo solar.

Cada espécie vegetal precisa de um fotoperíodo específico

As funções orgânicas dos vegetais são ativadas ou desativadas de acordo com o número de horas de luz que ficam expostas. Existem árvores que precisam de muitas horas de luz por dia para que seu metabolismo funcione corretamente. Desta maneira, se não recebem um impacto luminoso suficiente seu crescimento se altera (durante o outono existem menos horas de luz do dia e o crescimento das árvores para significativamente).

Plantas de dias longos, curtos e neutros

A germinação das sementes e a floração são estados que ocorrem em uma época específica do ano. O estímulo ambiental utilizado pelas plantas para detectar cada época do ano é o princípio básico do fotoperíodo.

As plantas de dias longos florescem apenas se os períodos de luz são prolongados. Esta situação ocorre no hemisfério norte no final da primavera e no início do verão, já no hemisfério sul a situação se reverte. Alguns exemplos de modalidade são o trevo, o espinafre, o alface, o trigo e a beterraba.

As plantas de dias curtos precisam mais horas de escuridão do que de luz. A cana-de-açúcar, o milho e o tabaco são alguns exemplos desta tipologia.

Os ciclos do dia e da noite do fotoperíodo não são determinantes para todas as plantas, uma vez que algumas regulam suas funções de maneira autônoma. A insensibilidade ao fotoperíodo se apresenta no tomate ou no pepino.

O fotoperíodo e o relógio interno das plantas

Todos os seres vivos têm um relógio biológico que lhes permite regular suas funções. Neste sentido, a sensibilidade ao fotoperíodo ocorre pela interação de dois elementos: a luz solar recebida pelos fotorreceptores das células especializadas e o relógio circadiano das plantas.

O vínculo entre o relógio biológico das plantas e sua adaptação às mudanças de luz é uma questão diretamente relacionada à produção dos cultivos agrícolas. Especialistas em fisiologia vegetal afirmam que o relógio circadiano das plantas funciona de maneira flexível, até o ponto de adaptar-se às mudanças imprevisíveis de luz. O conhecimento de seus mecanismos internos pode ser de grande utilidade para enfrentar os períodos de seca ou para melhorar a qualidade das colheitas.

Imagem: Fotolia. Sze Wei Wong

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: