Evolução - Conceito, o que é, Significado

Evolucao

Denomina-se evolução à teoria científica que tenta explicar a existência das diferentes espécies que habitam o planeta. A evolução teve seu auge a partir dos trabalhos de Charles Darwin, que considerou que existiam relações nos organismos observáveis do presente através de provas indiretas do passado. Esta evolução foi em algum momento um elemento de polêmica entre aqueles que acreditavam que uma visão religiosa era incompatível com esta teoria científica; polêmica que em grande parte se estende até os dias atuais.

A evolução aborda que os organismos existentes derivam uns dos outros, circunstância produzida de forma aleatória e em conformidade aos critérios de adaptação. Assim, cada membro de uma espécie exibe pequenas variações genéticas que também replicam ao reproduzir-se. As variações que respondem por uma melhor adaptação se tornam mais comuns, enquanto que as outras vão desaparecendo. Esta circunstância dá lugar a novas espécies cujas características estão relacionadas com as circunstâncias ambientais que historicamente viveram.

A teoria de Darwin sofreu várias revisões com as descobertas encontradas. No entanto, pode-se dizer que continua vigente. Na atualidade, a principal pergunta que se faz é tentar decifrar como se originou o primeiro organismo. Isto é considerado um antepassado comum a todos os existentes e seria o primeiro expoente de como a evolução nos afetou com seus processos. Isto nos leva a questionar como a matéria pode ser formada num período de tempo tão curto e ser capaz de manter um equilíbrio homeostático, além da possibilidade de replicação. De fato, são muitas as teorias que tentam explicar este fenômeno, assumindo que há elementos necessários que comprovam o surgimento da vida. No entanto, não deixa de ser um mistério, como um organismo pode ser formado, além de garantir sua reprodução nas características do planeta quando a vida teve sua origem. Sem dúvidas, é um tema interessante e que dificilmente coloca os cientistas em acordo.

No homem, a evolução mostra que a passagem de ser um simples hominídeo para usar sua capacidade de raciocínio afetou a natureza. Neste sentido, esta teoria não está isenta de polêmicas e dúvidas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: