Conceito » Aprender » Proteína

Proteína - Conceito, o que é, Significado

ProteinaDenomina-se proteína a uma molécula baseada em aminoácidos. As proteínas são fundamentais para o crescimento do organismo e cumprem com uma série de funções tais como catálise, regulação, defesa, transporte, recepção, etc. Desta maneira, são proteínas quase todos os enzimas, um número elevado de hormônios encarregados de regular as atividades celulares, os anticorpos, a hemoglobina, os receptores contidos nas células, a actina e a miosina que permitem as contrações dos músculos. As proteínas possuem diversas propriedades. Assim, são solúveis, apresentam uma base eletrolítica e funcionam como um amortizador de pH, atuando tanto como ácido ou base.

Dada sua importância, é necessário para o organismo incorporar proteínas para seu funcionamento. Do ponto de vista da nutrição, as fontes de proteínas são as carnes, os ovos, os legumes, as frutas secas, os produtos lácteos, os cereais, etc. No entanto, apesar de que muitos alimentos possuem proteínas, o organismo não utiliza todas com a mesma eficiência. Segundo as diversas pesquisas, tanto a proteína de origem animal como a proveniente da soja são as melhores para o organismo na medida em que são incorporadas com mais eficiência.

Uma dieta deficiente de proteínas pode ser causa de uma doença ou até mesma da morte. Assim, pode levar à diminuição dos glóbulos brancos e no caso das crianças a uma inteligência reduzida ou ainda ao retardo mental. Este é um problema perceptível principalmente em países subdesenvolvidos. Por outro lado, nos países desenvolvidos, o problema pode ser ao contrário: o excesso no consumo de proteínas. Esta situação faz com que a proteína se converta em açúcar e em ácidos gordurosos devido à impossibilidade de armazenamento. Além disso, o excesso no consumo de proteína pode conduzir a uma declinação no cálcio do corpo, circunstância que em longo prazo pode levar a uma redução da massa óssea.

A incorporação de proteínas é essencial para atletas e indivíduos que desejam ver o desenvolvimento de seu organismo. Assim, uma dieta balanceada, rica em proteínas de boa qualidade e acompanhada de exercícios físicos certamente irá melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada. É necessário saber que, quando se pratica algum tipo de esporte, o músculo sofre micro lesões que reparam a ação das proteínas, circunstância que leva a uma melhora no rendimento físico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: