Conceito de Carnívoro

CarnivoroO termo carnívoro é utilizado em nosso idioma para denominar o ser vivo que se alimenta à base de carne. Isto é, a nutrição e a demanda de energia para subsistir no ecossistema são exclusivamente à base do consumo de carne ou sobre qualquer dieta em que carne seja sua principal fonte.

Normalmente os animais consomem a carne através da prática da predação, esta que consiste na caça por parte um animal predador à sua presa para alimentar-se de sua carne.

Outra maneira é através da carniça, neste caso o animal se alimente da carne de animais mortos, ou seja, a animal não mata nem mesmo caça o outro para alimenta-se.

Os gatos, os cachorros, os ursos polares, os morcegos, os coiotes e os lobos são alguns dos animais carnívoros.

Como diz o ditado popular, a natureza é sábia e não é por acaso que prevê que alguns animais ostentam esta disposição de carnívoros para alimentar-se, por isso seu físico é adaptado e apresenta, por exemplo, dentes e garras que os ajudam nesse sentido.

Por outro lado temos os herbívoros, animais que se alimentam apenas de plantas, enquanto isso o ser humano é considerado um onívoro por comer vegetais e carnes.

A carne é sem dúvida um dos alimentos mais difundidos e consumidos em nosso planeta, especialmente por animais como as vacas, os porcos e os cordeiros, além das proteínas e minerais que contribuem para nossa dieta.

Há muitos anos atrás e até mesmo nos dias de hoje, existem muitos indivíduos no mundo que condenam o consumo de carne por acreditarem que isso não seja legal pelo fato de os animais serem sacrificados e assassinados. Em muitos casos essa prática goza da mais absoluta virulência. O veganismo e o vegetarianismo são contrários ao consumo de carne e promovem o consumo de vegetais e de outros alimentos que possam substituir a proteína das carnes como, por exemplo, as lentilhas.

Por outro lado, chamamos de carnívora à planta que se alimenta de insetos através de órgãos especiais que possuem em seu corpo para realizar essa ação.

Referencia autoral

Publicado em fev., 2015. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/carnivoro/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato