Conceito » Alimentação » Gelatina

Gelatina - Conceito, o que é, Significado

Trata-se de uma substância, mais especificamente uma proteína, produzida na indústria de alimentos a partir dos ossos, peles e tecidos conjuntivos de alguns animais, mais particular da vaca e do porco.

Pode ser conseguida através do hidrolisado de colágeno, que é um processo que transforma as peles e os ossos de origem animal através de um tratamento de filtração, desmineralização, concentração e secagem. Sua composição é a seguinte: 80% de proteína, 1 ou 2% de sais minerais, sendo o restante simplesmente água.

A gelatina é uma substância sólida, inodora, incolor e insípida. Para prepará-la há duas opções: em folhas ou em pó.

Usos da gelatina e seus benefícios para a saúde

Embora esta substância seja empregada na fabricação de papel fotográfico e também no revestimento de alguns medicamentos, é na indústria de alimentos que é mais utilizada. Neste sentido, trata-se de uma sobremesa fácil de elaborar, que pode ser combinada com frutas ácidas, sorvete ou leite.

Este alimento entrou em moda nos últimos anos, pois traz uma série de benefícios ao nosso organismo: fortalece os ossos, os dentes e o cabelo; ajuda a reduzir o colesterol; é especialmente um bom aliado para fortalecer as articulações, pois colabora com a síntese de colágeno em nosso corpo. Por outro lado, este alimento contém lisina, um aminoácido que serve para fortalecer a musculatura e o sistema imunológico. Por todas estas razões, a gelatina é muito apreciada nos menus dos colégios e hospitais. Especialistas em nutrição afirmam que 10 gramas de gelatina ao dia produzem uma melhoria significativa na regeneração de ossos e tecidos.

Um alimento muito valorizado pelos atletas

Os praticantes de esportes geralmente sabem que a alimentação é fundamental para obter um bom rendimento físico. Muitos atletas consomem gelatina porque contém muita proteína e nenhuma gordura. Esta característica torna aconselhável seu consumo para ganhar massa muscular, prevenir lesões e realizar rígidas sessões de treinamento.

Como podemos preparar uma sobremesa de gelatina?

Os ingredientes básicos são os seguintes: água quente, água fria e gelatina do sabor escolhido.

Em seu preparo é só seguir alguns passos simples:

1) aquecer uma xícara de água em um recipiente durante dois minutos aproximadamente;

2) após aquecido, acrescentar a gelatina em pó e misturar até dissolver;

3) adicionar ao recipiente uma taça de água fria e continuar mexendo;

4) despejar toda a mistura em uma forma e inseri-la na geladeira até esfriar. Quando estiver definitivamente solidificada já estará pronta para ser consumida.

Imagem: Fotolia. Peredniankina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: