Conceito » Ciência » Célula Eucariótica

Célula Eucariótica - Conceito, o que é, Significado

O nome célula eucariótica é aplicado em todas as células de um organismo vivo que possuem uma membrana que as reveste e protege do ambiente exterior, mas especialmente por ter um núcleo celular definido e delimitado dentro da célula por uma camada protetora ou membrana nuclear.

As células eucarióticas se diferenciam de outros tipos de células, por exemplo, as células procarióticas, das quais também existe um núcleo, mas que não estão revestidas por nenhuma membrana ou envoltório que se encontram dispersas por toda a célula.

As células eucarióticas estão presentes na maioria dos seres vivos do planeta, uma vez que sua composição nos permite falar tanto de seres minúsculos como dos mamíferos e animais mais gigantes do mundo

Todos eles possuem este tipo de célula. Pelo contrário, as células procarióticas estão presentes apenas nos organismos conhecidos como bactérias e arqueas, muito mais simples embora se reproduzam com maior facilidade.

Para os especialistas, a distinção entre células procarióticas e eucarióticas há milhares de anos significou uma das razões pelas quais a vida se tornou mais complexa e avançada.

Dentro da célula eucariótica encontramos o citoplasma, que é um líquido emulsionado e que se apresenta nas diversas partes da célula, entre elas o núcleo

O citoplasma é algo parecido com a placenta de uma mulher grávida, já que sem ele os diferentes elementos de uma célula não poderiam sobreviver.

A membrana plasmática é aquela que reveste o conjunto do citoplasma e dos demais elementos de uma célula, protegendo-os e separando-os do ambiente externo. No citoplasma encontramos o núcleo celular que por sua vez é revestido por uma membrana ou envoltório nuclear, o que lhe protege e diferencia do resto das partes da célula.

O núcleo é a parte mais importante de uma célula, uma vez que hospeda o material ou informação genética que fará com que o ser vivo seja como é e não como outra coisa. Esta informação é reproduzida da mesma maneira em todas as células do ser vivo e é a que determina desde o momento de seu nascimento até sua morte.

Imagem: Fotolia. LuckyStep

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: