Conceito » Política » Problemas Sociais

Problemas Sociais - Conceito, o que é, Significado

Normalmente o ser humano não se encontra isolado, mas vive em sociedade. Consequentemente, compartilha todo tipo de moradia com os demais. Desta maneira, certos problemas afetam vários setores da população e, de alguma maneira, toda população em seu conjunto. Estes tipos de problemas são rotulados como problemas sociais.

Seria impossível fazer uma lista de todos eles, mas uma amostra significativa poderia ser a seguinte: o desemprego, o racismo, o assédio moral e escolar, as diversas formas de discriminação, a corrupção, a poluição ambiental e a violência doméstica.

Considerações gerais sobre o conceito problemas sociais

A situação pessoal de uma pessoa pode ter duas dimensões: uma individual e outra coletiva. Assim, quando um jovem não consegue encontrar trabalho após finalizar seus estudos, este problema o afeta, mas ao mesmo tempo representa o que acontece com muitos jovens. Neste sentido, certas situações individuais têm um significado coletivo ou social.

Em cada momento histórico há um tipo de problema social. Assim, os problemas decorrentes da globalização são exclusivos do presente. No entanto, certas realidades se mantiveram ao longo da história e têm uma dimensão atemporal (sempre houve pobreza em alguns setores, uma dose de xenofobia ou a exclusão de certos grupos por várias razões).

Seria errado entender que um problema é social, pois afeta um grande número de pessoas. Na verdade, do ponto de vista simplesmente numérico certos problemas são minoritários (por exemplo, o bullying), mas sua baixa incidência estatística não significa que seja uma situação problemática e preocupante para o conjunto da sociedade.

O rótulo de problema social depende da escala de valores de cada indivíduo

Vamos imaginar que um indivíduo é apaixonado por briga de cachorros. Para ele, esta atividade pode ser prazerosa e divertida, mas para outros pode parecer um sintoma de problema social: o mau-trato aos animais. Este simples exemplo pretende ilustrar uma ideia: um acontecimento adquire o rótulo de problema social quando é avaliado a partir de uma perspectiva moral que se projeta além do individual.

A avaliação ética de cada um é dirigida ao conjunto da sociedade por vários motivos:

1) todas as pessoas têm um critério sobre o que é bom e o que é mau;

2) vivemos em uma sociedade;

3) em maior ou menor medida, o ser humano sente empatia pelos problemas alheios.

Imagem: Fotolia. mhaprang

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: