Conceito » Psicologia » Problemas de Concentração

Problemas de Concentração - Conceito, o que é, Significado

Neste cenário se destacam as dificuldades dos estudantes para focar a atenção em seus estudos. Porém estes problemas de concentração podem afetar os trabalhadores que se mostram dispersos de atenção em sua jornada de trabalho. Os problemas de concentração atingem de forma direta o rendimento acadêmico. Mostram uma dificuldade a mais na hora de estudar um assunto de uma matéria qualquer. Os problemas para manter a concentração podem afetar a qualquer ser humano, mas também existem alguns diagnósticos que mostram este sintoma.

O déficit de atenção e a hiperatividade são um exemplo disso. Há profissionais especializados que oferecem apoio aos alunos para superar seus problemas de concentração. Os pedagogos e os psicólogos podem oferecer sessões de orientação pessoal.

As causas dos problemas de concentração

Existem várias causas que promovem os problemas de concentração. Uma desordem de horários fomenta a falta de hábitos de estudo. Estudar em um ambiente com alto nível de poluição sonora ou estudar com música de fundo é uma das distrações mais comuns por parte dos estudantes.

O próprio estado de espírito pode abordar dificuldades de concentração. Por exemplo, quando uma pessoa está apaixonada tem que fazer um esforço muito grande para compreender e memorizar os conteúdos acadêmicos, já que sua mente está totalmente concentrada na força deste amor.

As interrupções constantes do whatsapp e as redes sociais são um obstáculo frequente da qual passam os estudantes de hoje. Os problemas de concentração têm uma consequência direta: o aluno passa muito tempo “morto” diante dos livros. Deve-se destacar que a chave do sucesso no campo acadêmico não reside no tempo de estudo, mas sim na qualidade.

Outras dificuldades de concentração

Os problemas do sono, muitas vezes, são causados pelo fato de ter o celular ao lado da cama e consultar as mensagens do whatsapp por várias vezes. Isto atrapalha e interrompe o ritmo natural do descanso, produzindo alteração no humor. Deve-se salientar que outros fatores como uma dieta com deficiências nutricionais, o consumo de álcool e tabaco também afetam a concentração.

Um problema de saúde pode produzir também uma evidente falta de concentração. Quando uma pessoa tem uma doença ela se sente fraca.

A síndrome de Burnout no ambiente de trabalho ou os casos de bullying no campo acadêmico também podem causar dificuldades de concentração, uma vez que ambos danificam de forma significativa a autoestima pessoal. O estresse é outra das dificuldades de concentração.

Imagem: Fotolia. Elenathewise

Relacionados:

  1. Técnica de Estudo
  2. Hipoacusia
  3. Depressão Infantil
  4. Audiologia
  5. Reforço Escolar
  6. Dispersão
  7. ONG
  8. Dislexia
  9. Discalculia
  10. Estudar e Trabalhar