Conceito » Saúde » Heroína

Heroína - Conceito, o que é, Significado

A heroína é uma droga opióide semissintética derivada da morfina que, por sua vez, é extraída do ópio, uma planta cujo nome científico é Papaver somniferum. Esta droga tem outras denominações na linguagem popular, como pó, cavalo, dama branca, rainha, entre outras.

Origem desta droga

No final do século XIX os laboratórios alemães Bayer conseguiram sintetizar a heroína

Esta denominação provém do vocábulo alemão herios, que significa heroico ou poderoso. Inicialmente, este produto começou a ser consumido como um relaxante para tratar algumas doenças. Até então se acreditava que esta substância não tinha nenhuma contraindicação para a saúde.

Efeitos sobre o organismo após o consumo da heroína

A primeira reação que ocorre é de enjoo e vômitos. Após esta fase inicial, o indivíduo tem uma sensação de prazer e alívio geral. Finalmente, é comum experimentar um estado de euforia. Quem consume costuma ter a sensação de boca seca, contração das pupilas, perda de apetite, assim como diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.

As pessoas viciadas em heroína precisam de doses contínuas para evitar a síndrome de abstinência causada pela falta desta substância no organismo. Normalmente, esta droga é tolerada com certa rapidez e por isso é comum que se aumente a quantidade de heroína para alcançar os mesmos efeitos que anteriormente foram atingidos com doses menores (a síndrome de abstinência geralmente aparece dentro de oito horas após a última dose).

Quando a heroína é consumida de maneira prolongada ocorrem efeitos muito negativos para a saúde.

Os efeitos nocivos da heroína são inúmeros e afetam tanto o corpo como a mente. Entre os mais significativos podemos destacar os seguintes: um estado de ansiedade e depressão, transtornos mentais e problemas comportamentais, perda de peso, problemas dentários, insuficiência cardíaca, problemas de fígado, etc. Deve-se destacar que alguns viciados em heroína acabam tendo feridas, abscessos e infecções (por exemplo, pneumonia ou hepatite).

Muitas vezes a heroína é consumida de maneira adulterada, uma vez que os riscos para a saúde são inclusive maiores e podem levar até a morte.

Além dos problemas de saúde, o consumo de heroína está diretamente relacionado a problemas sociais, como isolamento, ruptura de relações pessoais ou desestrutura familiar.

Imagem: Fotolia. Nomad_Soul

Relacionados:

  1. Haxixe
  2. PACO (Droga)
  3. Morfina
  4. Endorfinas
  5. Priapismo
  6. Hilariante
  7. Cannabis 4:20
  8. Toxicodinâmica
  9. Tequila
  10. Sacarina