Conceito » Psicologia » Habilidades Sociais

Conceito de Habilidades Sociais

O ser humano nasce sozinho e morre sozinho como um ser individual. No entanto, em seu caminho pelo mundo a pessoa comparte momentos da vida com muitas outras companheiras de viagem. As relações pessoais seriam impossíveis se não fosse por causa dessas habilidades sociais, que são fundamentais para praticar a amizade, as relações de companheirismo, família, laços de vizinhança, entre outros.

As habilidades sociais são treinadas. Na verdade, nos sentimos paralisados quando ficamos isolados e desconectados dos outros durante um tempo. E como treinamos? Através de uma forma simples: compartilhar momentos de encontro, ou seja, desfrutar da companhia do próximo.

Cinco requisitos das habilidades sociais

1. A empatia. Esta qualidade é uma virtude essencial para conectar com o ponto de vista de outra pessoa que pode ser diferente do seu. Significa entender que essa pessoa tem sua própria história.

2. A alteridade. Quando estamos num estado de monólogo ficamos presos à nossa própria verdade interior. No entanto, para praticar essas habilidades sociais, devemos estar abertos a mudanças e fazer parte do mundo da outra pessoa. É reconhecer o outro como alguém diferente de si e assim dar mais sentido à sua própria identidade.

3. A comunicação. Uma comunicação pode ir além das palavras, pois às vezes a mensagem pode ser expressa através da linguagem corporal. Por exemplo, quando uma pessoa morre, é comum que as pessoas próximas se mostrem condolentes com seu pesar através de uma presença silenciosa e de abraços. A comunicação facilita a compreensão mútua em qualquer circunstância.

4. A amabilidade. Ser amável com alguém significa fazer com que sua vida seja mais agradável graças a sua companhia.

5. A escuta ativa. Há uma grande diferença entre ouvir e escutar, no entanto, para colocar em prática as habilidades sociais é muito importante que seja um bom ouvinte porque não há nada melhor que ser valorizado pelo outro ouvindo sobre suas histórias.

A liderança é a grande habilidade social

Cada pessoa tem uma força específica, algo que se destaca. No entanto, há uma habilidade especialmente valorizada nos dias de hoje: a liderança. O líder é um exemplo de inteligência social, pois graças ao seu carisma interage com o grupo e atua como um mediador entre todos.

Porém todas as habilidades sociais são importantes, pois possibilitam o grande milagre de conviver de forma harmoniosa com os demais.

Imagem: Fotolia. Viacheslav Iakobchuk - Lorelyn Medina

Relacionados:

  1. Sociabilidade
  2. Relações Sociais
  3. Companheirismo
  4. Grupo Social
  5. Sociedade
  6. Habilidade de Pensamento
  7. Amizade
  8. Social
  9. Escuta Ativa
  10. Socioterapia