Relações Sociais - Conceito, o que é, Significado

Relacoes-SociaisAs relações sociais são muito importantes na vida de qualquer pessoa, uma vez que a afetividade humana se alimenta de carinho, respeito, reconhecimento e amor recebido através da amizade, da família e do casal. Naturalmente, os vínculos mais superficiais como a amizade e o companheirismo também melhoram a autoestima e a ilusão à vida das pessoas, pois todo ser humano é social por natureza, ou seja, cresce como pessoa ao compartilhar a vida em sociedade. As relações sociais são muito importantes, mas, ao mesmo tempo, são muito complexas. Ou seja, sair dos limites da sua própria individualidade para conectar-se com outro ser humano e manter uma relação por longo do tempo significa deixar para trás o egoísmo para abrir o coração ao próximo.

As relações pessoais ocasionam diferenças de critério, irritação, distanciamento, mal entendidos, falhas de comunicação, silêncios inoportunos e palavras fora do contexto. Além disso, as relações sociais são ideais apenas quando as pessoas têm claras as suas afinidades, ou seja, a preferência por algumas pessoas em relação às outras. É normal uma pessoa ter simpatia pelo outro, da mesma maneira que ela também pode sentir antipatia por alguém. Neste sentido, não é fácil trabalhar com um colega de trabalho que você não se dá bem.

Do outro lado da balança, as relações pessoais nos proporcionam momentos mais doces graças aos momentos felizes, aos abraços, às chamadas telefônicas dos entes queridos, as comemorações de aniversários com os amigos, as palavras de carinho, o apoio de um parceiro, o namoro, as festas com os amigos, as reuniões de família típicas como Natal, ano novo, etc.

As relações sociais são muito importantes. O primeiro núcleo social é a família. A este respeito, vale ressaltar que, é a partir da infância que as crianças assimilam alguns modelos de comportamento através da conduta dos pais. As relações sociais diferem em função do grau de intimidade que uma pessoa tem com a outra, ou seja, de acordo com o grau de confiança.

Os verdadeiros amigos também são fundamentais e um motor de felicidade na vida de qualquer pessoa, a própria amizade é um aprendizado cujo valor é interiorizado na infância. Por outro lado, o amor do parceiro também é uma opção de vida, mas não é o único caminho possível. Também existem pessoas solteiras.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: