Comportamento - Conceito, o que é, Significado

ComportamentoO comportamento de uma pessoa representa seu modo de ser, ou seja, sua atitude. O comportamento se refere às ações de uma pessoa em sua vida cotidiana. Uma pessoa não se define apenas por suas palavras, mas também por seus atos. Porém, o mais importante é que exista coerência entre pensamento, sentimento e ação com o objetivo de viver em harmonia e que os atos sejam um reflexo da ética pessoal do indivíduo. Isto é, o comportamento de uma pessoa embora seja prático também tem uma base teórica chamada ética pessoal. Esta ética pessoal está marcada por princípios fundamentais que servem para diferenciar o bem e o mal.

O comportamento de uma pessoa é reflexo de seu mundo interior. Ninguém pode ter acesso à consciência do outro ser humano, entretanto, toda pessoa pode conhecer melhor a outra através de seus atos. Nesse caso, trata-se de lembrar que para conhecer o comportamento de outra pessoa é fundamental ser observador para valorizar seus atos não apenas de forma pontual, mas sim ao longo do tempo.

Por outro lado, para conhecer melhor a outra pessoa também é recomendável conhecer o comportamento do outro em várias áreas com o objetivo de que seja sempre a mesma além do contexto. É positivo uma pessoa ser ela mesma e fiel a sua própria essência tanto no plano profissional como no plano sentimental, acadêmico e com os amigos. Esta coerência mostra uma autoestima maior e um grau de maturidade mais elevado.

Conhecer o comportamento de uma pessoa é fundamental para estabelecer um vínculo sólido com a mesma. Isto é, duas pessoas com um modo semelhante de ser apresentam uma afinidade maior. Ao contrário, duas pessoas de comportamento muito diferente têm mais dificuldade para criar uma amizade.

O comportamento de uma pessoa também pode mudar em função da idade, pois com o passar dos anos qualquer pessoa pode se conhecer melhor, saber quem é, o que quer e como deseja enfrentar uma situação. Um comportamento pode ser certo ou errado dependendo do mesmo ser positivo ou negativo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: