O PIB é uma sigla usada para designar de forma abreviada o conceito de produto interno bruto muito utilizado na área da macroeconomia.
A macroeconomia é justamente a parte da economia que aborda todas as questões, variáveis e gerais que afetam determinada economia. No entanto, o PIB é uma dessas variáveis que a macroeconomia segue na hora de analisar, por exemplo, o crescimento da economia.
Vale destacar que o PIB também é conhecido como PBI, assim, devemos deixar claro que ambos possuem o mesmo significado.
O conhecimento do PIB é de extrema importância por informar a produção total de bens e serviços de uma nação durante determinado tempo. No entanto, se manifesta através de um valor monetário, por exemplo, um milhão de dólares.
Desta forma, deve ser considerado PIB e somado ao final, tudo o que é produzido em um determinado lugar geográfico, além de pertencer a capitais próprios ou forasteiros e que realizam uma atividade econômica formal, ou seja, que não são ações ilícitas ou supostas manobras.
Embora já citado no início desse artigo, o PIB é uma variável que a economia não pode deixar de conhecer ou desestimar. É importante esclarecer que determinado número não significa a riqueza ou pobreza de uma nação, nem mesmo determina a situação da economia presente. Isso acontece basicamente porque o PIB propõe um valor para as atividades financeiras executadas no país e não para as consequências que possam surgir.
Ou seja, há muitas ações que causam um impacto positivo no PIB, mas que não são em longo prazo ou em um futuro próximo tão boas para a nação.
Portanto, o PIB deve ser encarado como um indicador econômico que nos ajuda a conhecer o aumento o a queda de um país em matéria de produção de bens e serviços e, consequentemente, o desenvolvimento das empresas.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2014). Conceito de PIB (Produto Interno Bruto). Em https://conceitos.com/pib-produto-interno-bruto/. São Paulo, Brasil.