Salário Bruto - Conceito, o que é, Significado

Salario-Bruto

É chamado de salário bruto ao valor total de dinheiro que um trabalhador recebe previamente aos adicionais e descontos que são aplicados pelo empregador por causa das diversas contribuições que tem a cumprir. Portanto, é importante entender que o chamado salário bruto é diferente do dinheiro que o empregado recebe no final do período de trabalho determinado para pagamento. Estes descontos e adicionais devem ser representados pontualmente no recibo do salário recebido a fim de serem compreendidos com facilidade; podem variar em relação a cada país, embora seja possível dar um panorama geral como aproximação.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que as deduções são realizadas pela empresa ou pelo empregador que realiza o pagamento. Dentro disso, estão os pagamentos sociais, para aposentadoria e suas retenções de renda ou receita. Nos dois primeiros casos, pode-se dizer que indiretamente são deduções que o trabalhador recebe em troca de outros benefícios; no entanto, no caso do imposto de renda é sem dúvida prejudicial ao contribuinte.

Em segundo lugar, ao considerar os adicionais, devemos contar com diversas circunstâncias que podem fazer com que o salário-base aumente. Assim, devemos considerar os prêmios por produtividade, isto é, os prêmios obtidos pelo trabalhador por um bom desempenho; além dos diversos complementos salariais como insalubridade, tempo de trabalho, adicional noturno, hora extra, adicionais como alimentação, cesta básica, transporte, etc.

O salário líquido é aquele obtido após todos os descontos e adicionais, o salário em mão como se diz na gíria popular. Este é o dinheiro que finalmente o empregado recebe após um determinado período de trabalho. O salário bruto seria apenas o ponto de partida das diversas operações de redução e acréscimo.

É importante que se tenha noção dos valores reais obtidos após os descontos realizados. Geralmente, as ofertas de trabalho costumam referir-se quase que exclusivamente ao salário bruto, mas é necessário levar em consideração a porcentagem que cabe à legislação do país em questão, a fim de evitar mal-entendidos. Isto é importante saber de alguma maneira especialmente quando se iniciam as primeiras experiências de trabalho, como também a falta de experiência pode causar-lhe certos transtornos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: