Bruto - Conceito, o que é, Significado

As pessoas podem ser consideras brutas. Este adjetivo pode ter vários significados, sendo que na maioria das vezes todos negativos. O bruto é aquele indivíduo pouco educado e grosseiro, uma pessoa ignorante, lerda, de comportamento agressivo e cruel, que executa uma ação de maneira brusca e com pouca delicadeza, ou até mesmo que emprega palavras obscenas e fora do contexto. Inclusive, esta palavra pode ser empregada num sentido amigável “Não seja bruto!”, que pode ser dita com uma intenção positiva e carinhosa. Consequentemente, seu significado dependerá do contexto da linguagem utilizada.

A brutalidade humana

Certos comportamentos violentos e agressivos são considerados brutais. A brutalidade é avaliada como uma forma desproporcional de conduta, uma vez que está associada à agressão física e ao uso de força desmedida. Neste sentido, quando a policia se excede no uso da força, costuma-se falar da brutalidade policial.

As ações terroristas, a crueldade, a tortura, o maltrato aos animais e a violência machista são também manifestações da brutalidade humana. Tanto do ponto de vista moral como legal, a brutalidade é entendida de forma negativa, pois se trata de uma conduta indesejável e contrária à boa convivência.

Outros sentidos do termo

A palavra bruto tem outros significados. Assim, certos elementos da natureza (por exemplo, alguns minerais) são denominados como brutos quando ainda não são submetidos a um processo de transformação.

Do ponto de vista financeiro, há uma série de conceitos relacionados a este termo, tais como PIB (Produto Interno Bruto, uma magnitude econômica que mede a riqueza de uma nação durante certo período) ou salário bruto (salário recebido antes de aplicar uma série de deduções).

Um diamante bruto

O diamante é uma pedra preciosa de grande valor. Seu elevado preço tem uma justificativa, pois é muito difícil encontrar um na natureza, por outro lado, quando a pedra do diamante é polida se torna uma peça de raríssima beleza.

Entretanto, quando se fala de um diamante bruto não se faz referência a nenhum diamante, mas sim a uma pessoa de grande potencial. Assim, um indivíduo que não estudou de maneira oficial no sistema educacional, mas que demonstra ter inteligência natural é considerado um diamante bruto, pois com dedicação e esforço pode chegar a alcançar qualquer tipo de objetivo na vida.

Imagem: Fotolia. topvectors

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: