PIB - Conceito, o que é, Significado

O Produto Interno Bruto (PIB) é o conjunto de riquezas gerado em um país. Trata-se de um índice econômico que engloba o cálculo global de todas as atividades econômicas. O PIB é a soma de diversos fatores: o consumo nacional de bens duráveis e não duráveis, os investimentos de capital, as despesas da administração pública e a balança comercial (diferença entre as importações e exportações de um país).

Considerações gerais sobre o PIB

O valor econômico do PIB mede todos os bens e serviços em uma economia e se refere a determinado período de tempo, que pode ser trimestral, semestral ou anual.

O dado econômico proporcionado pelo PIB é uma medida importante para a economia nacional. Se pensarmos nas receitas de uma empresa, parte dela é destinada aos salários dos trabalhadores, outra parte é destinada ao empresário e a outra para os bancos em forma de juros. Em outras palavras, quando uma empresa adquire um produto, geralmente consegue uma compensação econômica após a venda desse produto.

O PIB é uma medida global que permite compreender o nível de renda de todos os cidadãos. Portanto, o PIB representa a capacidade dos cidadãos para gerar receitas.

Embora o PIB seja um índice econômico, é utilizado também como parâmetro para estabelecer o bem-estar geral dos cidadãos de uma nação, realizado através do Índice de Desenvolvimento Humano ou IDH (o IDH inclui o PIB, além de outros indicadores relacionados à saúde e à educação).

PIB nominal e real e o PIB per capta

O PIB é um índice macroeconômico que possui dois conceitos implícitos: o PIB nominal e real. O primeiro não calcula o efeito da taxa de inflação na economia, já o segundo inclui a taxa de inflação. Esta diferença é importante, pois o PIB real é propriamente o que reflete o rumo da economia de um país.

O PIB per capita é o resultado da divisão da riqueza total de um país entre o número de habitantes. Este valor é estabelecido como um valor médio do conjunto da população e não expressa as desigualdades existentes (um grande número de pessoas pode ter um PIB per capita inferior à média nacional). Por último, vale a pena lembrar um critério geral: quando mais se desvaloriza uma moeda, mais baixo será o PIB per capita; enquanto que quanto mais se valoriza uma moeda, mas rico será o país do ponto de vista do PIB per capita.

Imagem: Fotolia - pathdoc

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: