Lucro Líquido - Conceito, o que é, Significado

No mundo das finanças, o termo lucro líquido é sinônimo de ganho ou beneficio em relação a alguma atividade econômica. Entretanto, não há uma única maneira de entender os lucros, pois há o lucro operacional, marginal, bruto ou líquido. E tudo isso deve ser entendido dentro da teoria dos lucros.

O cálculo do lucro líquido

Os economistas entendem o lucro como a qualidade de um produto na qual o consumidor o considera um bem desejável, ou seja, a capacidade que tem um produto ou um serviço de satisfazer uma necessidade. Por outro lado, entende-se por margem de lucro a porcentagem de ganho de todas as operações de uma empresa. Sua fórmula matemática é a seguinte: margem de lucro = lucro líquido / vendas líquidas. Partindo deste princípio, deve-se ressaltar que o lucro líquido equivale ao rendimento definitivo da venda de um produto. Em outras palavras, o lucro líquido é o beneficio ou ganho final obtido após contabilizar a totalidade das despesas empresariais.

De maneira geral, os dados sobre o lucro líquido são avaliados periodicamente (a cada trimestre ou a cada ano) e permitem comparar a rentabilidade empresarial ao longo do tempo. Isto significa que o lucro líquido é um indicador da rentabilidade econômica de uma empresa.

A diferença entre o lucro bruto e lucro líquido

O lucro líquido pode ser confundido com um conceito similar: o lucro bruto. Entende-se por lucro bruto a diferença entre todos os rendimentos obtidos por uma empresa e os custos relativos à produção (o lucro bruto também é chamado de margem bruta ou ganho bruto). Em compensação, o lucro líquido equivale ao total de rendimentos menos as despesas (são os custos de produção como depreciação, comissões bancárias, despesas de publicidade, entre outros).

Outros indicadores da rentabilidade empresarial

Tanto o lucro líquido como o bruto são dois indicadores significativos para conhecer a rentabilidade empresarial. No entanto, há outros indicadores que também são relevantes.

A rentabilidade é o desempenho econômico medido em um valor monetário. No entanto, o conceito rentabilidade é geral e deve ser concretizado através de conceitos mais específicos, tais como a margem operacional, o retorno líquido sobre o investimento, a rentabilidade sobre o patrimônio, o EBITDA, o retorno sobre participações, etc. Estes são alguns dos indicadores de rentabilidade, mas não se pode esquecer que existem também alguns indicadores de produtividade e de dívida.

Imagem: Fotolia. febris

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: