Conceito » Educação » PACO (Droga)

PACO (Droga) - Conceito, o que é, Significado

Em 2001, na Argentina, começou uma crise econômica que afetou o conjunto da sociedade. Nos bairros mais pobres, uma nova droga conhecida como PACO se tornou moda entre os jovens. A palavra PACO é a abreviatura de pasta de cocaína, também conhecida como pasta base.

Seu consumo não se limita à Argentina, pois nas grandes cidades latino-americanas este fenômeno também ocorre (no Peru é conhecida pelo termo Basuco, que significa lixo da cocaína).

Quando preparado de forma caseira e sem a necessidade de laboratórios, a pasta de cocaína se torna uma alternativa válida para o narcotráfico em pequena escala.

Elaboração, consumo e efeitos sobre o organismo

Nos laboratórios onde se elabora a cocaína tradicionalmente, o sulfato de cocaína é separado em forma de pasta. Esta substância similar ao pó branco é considerada um resíduo não apto para o consumo. No entanto, houve uma mudança na estratégia do narcotráfico e assim adicionaram vidro moído, querosene, bicarbonato de sódio, cafeína e outras substâncias ao sulfato de cocaína para criar um novo produto extremamente viciante, o PACO.

Os usuários desta droga costumam fumar a pasta em um cachimbo de cano de alumínio, no fundo o tabaco é introduzido de modo que a pasta acenda melhor e mantenha o calor. Em pouco tempo, os consumidores veem sua capacidade cognitiva deteriorar-se e assim passam a desconectar-se da realidade como "zumbis".

Na maioria dos casos, os viciados em PACO têm sequelas no cérebro, graves problemas respiratórios e perda de peso.

A pasta de cocaína é muito destrutiva e em alguns meses pode matar. Seus efeitos sobre o organismo são quase imediatos e sua capacidade de vício é muito rápida. Gera estado de euforia, alucinações e falta de coordenação.

Em suas origens, a pasta de cocaína começou a ser consumida entre as classes marginais por causa de seu preço baixo e dos seus efeitos imediatos, mas em pouco tempo alguns setores da classe média começaram a familiarizar-se com esta droga.

Na cidade de Buenos Aires

Segundo diversos estudos, na capital da Argentina, o PACO é a terceira droga mais consumida, atrás do álcool e dos psicofármacos e à frente da maconha e da cocaína.

Em alguns bairros do subúrbio de Buenos Aires, existem jovens que se dedicam ao tráfico da pasta de cocaína em pequena escala. Eles iniciam o vício desde criança e consequentemente abandonam as escolas de forma prematura e começam com os crimes.

Imagem: Fotolia. fas

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: