Conceito » Educação » Haxixe

Haxixe - Conceito, o que é, Significado

O haxixe é uma substância que pode ser obtida através da planta de cannabis. Assim, as flores desta planta são submetidas a um processo químico ou mecânico de secagem, peneiração e prensagem que finalmente se tornam uma resina conhecida como haxixe. A qualidade do produto final depende de muitos fatores: da planta original, da técnica utilizada em sua preparação ou da cor do fumo após o contato com o isqueiro.

A droga pode ser fumada de diversas maneiras: num cachimbo sem a mistura do tabaco, em cachimbos de água ou bongs, em narguilé, vaporizador ou misturado com tabaco.

O haxixe e a maconha são substâncias parecidas, mas não iguais. Enquanto a maconha é apresentada em grama seca, o hashish é feito sob a forma de uma barra e esta é quebrada usando calor. Esta diferença significa que a maconha contém menos ingredientes ativos do que o haxixe. De qualquer forma, ambos fazem parte da categoria de drogas suaves.

O THC

Tanto o haxixe como a maconha compartilha o mesmo ingrediente psicoativo, o tetrahidrocannabinol ou THC. Esta substância é quimicamente muito parecida com outras substâncias encontradas nos neurotransmissores do cérebro. O THC viaja pela corrente sanguínea até chegar ao cérebro. Nesse momento, o consumidor pode sentir alguns efeitos: tontura, euforia, sensação de evasão, certa alteração da memória em curto prazo e emoções flutuantes. Independentemente das sensações que se tem, trata-se de uma substância potencialmente viciante que em certas ocasiões requer tratamentos de desintoxicação.

A adulteração

O haxixe em seu estado puro é muito incomum, já que os traficantes costumam misturá-lo com outras substâncias para aumentar seu tamanho. No processo de adulteração foram encontrados restos de borracha de pneu, areia, cinzas, resina de outras plantas e giz.

As consequências deste tipo de mistura são uma fonte de renda para traficantes de drogas e um risco para a saúde dos consumidores.

Consumo lúdico e terapêutico

Quem fuma haxixe faz uso desta droga para fugir dos problemas momentaneamente ou então passar um momento de diversão com outras pessoas. Este tipo de modalidade de consumo se estendeu por todas as classes sociais. Como outras substâncias, pode ser consumido de maneira responsável e com controle ou, pelo contrário, de forma compulsiva e com riscos para a saúde.

Da mesma maneira que outros derivados do cannabis, o haxixe é também usado no tratamento de certas doenças: retarda o crescimento de tumores cancerígenos, alivia a dor nas pessoas com fibromialgia, combate a pressão ocular associada ao glaucoma e reduz o incômodo das enxaquecas.

Apesar de suas propriedades terapêuticas, seu consumo não é aconselhado entre aqueles que sofrem de esquizofrenia e problemas cardíacos.

Imagem: Fotolia. Lukas Gojda

Relacionados:

  1. Cannabis 4:20
  2. Passiflora
  3. Crime Premeditado
  4. Crisântemo
  5. PACO (Droga)
  6. Stevia
  7. Rastafári
  8. Brassica Napus
  9. Resina Epóxi
  10. Saponificação