Conceito » Psicologia » Delirium Tremens

Delirium Tremens - Conceito, o que é, Significado

As bebidas que contêm álcool etílico constituem uma droga e sua ingestão tem efeitos muito nocivos para a saúde. Entre os mais conhecidos, podemos destacar a cirrose crônica, a diminuição das funções cerebrais, as alterações cardíacas, os desconfortos gástricos, o déficit de vitaminas e a disfunção erétil. Uma das consequências menos conhecidas do álcool é o delirium tremens. Esta denominação em latim significa literalmente "delírio temeroso".

As pessoas alcoolizadas e que se encontram em período de abstinência podem sofrer grandes alterações físicas e mentais.

A situação do delirium tremens provocada pelo álcool foi descrita clinicamente no início do século XIX

Os sintomas característicos são os seguintes: agitação física e psicológica, dor de cabeça acompanhada de náuseas e vômitos, sensação profunda de sono, câimbras intensas e em alguns casos são provocados delírios acompanhados de uma alteração da percepção causando alucinações auditivas e visuais.

Do ponto de vista clínico, existem quatro modalidades de delírios:

1) o hiperativo, que causa irritabilidade e inquietação,

2) o hipoativo, que gera apatia e diminuição do nível de consciência,

3) o misto, que é uma combinação dos dois anteriores,

4) o delirium tremens, que é uma variante do hiperativo e na maioria das vezes está relacionado ao período de abstinência entre as pessoas alcoólicas.

Se não for tratada adequadamente, esta situação pode ser fatal; algumas personalidades famosas já foram vítimas do álcool e tiveram episódios de delirium tremens

Provavelmente, o caso mais famoso foi do escritor Edgar Alan Poe, pois dias antes de morrer foi encontrado em uma rua de Baltimore em situação lamentável: confuso, angustiado e em estado delirante. A causa exata de sua morte é desconhecida, mas dizem que foi por causa dos efeitos do álcool e que teve delírios e alucinações.

Como pode ser tratado?

Esta síndrome neuropsiquiátrica provoca uma falha no funcionamento do cérebro e um transtorno cognitivo. O tratamento requer hospitalização imediata, pois a pessoa afetada se encontra em situação de alto risco para sua saúde.

Como orientação geral, utiliza-se um tipo de medicamento, as benzodiazepinas. Estes fármacos diminuem a excitação neuronal e têm um efeito ansiolítico. Como complemento a esta substância, o paciente com delirium tremens deve receber tratamento psicológico e psiquiátrico para avaliar a gravidade dos sintomas de abstinência associados ao álcool.

Imagens Fotolia: Aidar, Nomad_Soul

Relacionados:

  1. Toxicidade
  2. Alcoorexia
  3. Heroína
  4. Surto Psicótico
  5. Bebidas Espirituosas
  6. Friorento
  7. Astenia
  8. Neurociência
  9. Alcoolemia
  10. Potomania