As bebidas que contêm álcool etílico constituem uma droga e sua ingestão tem efeitos muito nocivos para a saúde. Entre os mais conhecidos, podemos destacar a cirrose crônica, a diminuição das funções cerebrais, as alterações cardíacas, os desconfortos gástricos, o déficit de vitaminas e a disfunção erétil. Uma das consequências menos conhecidas do álcool é o delirium tremens. Esta denominação em latim significa literalmente “delírio temeroso”.
As pessoas alcoolizadas e que se encontram em período de abstinência podem sofrer grandes alterações físicas e mentais.
Os sintomas característicos são os seguintes: agitação física e psicológica, dor de cabeça acompanhada de náuseas e vômitos, sensação profunda de sono, câimbras intensas e em alguns casos são provocados delírios acompanhados de uma alteração da percepção causando alucinações auditivas e visuais.
Do ponto de vista clínico, existem quatro modalidades de delírios:
1) o hiperativo, que causa irritabilidade e inquietação,
2) o hipoativo, que gera apatia e diminuição do nível de consciência,
3) o misto, que é uma combinação dos dois anteriores,
4) o delirium tremens, que é uma variante do hiperativo e na maioria das vezes está relacionado ao período de abstinência entre as pessoas alcoólicas.
Provavelmente, o caso mais famoso foi do escritor Edgar Alan Poe, pois dias antes de morrer foi encontrado em uma rua de Baltimore em situação lamentável: confuso, angustiado e em estado delirante. A causa exata de sua morte é desconhecida, mas dizem que foi por causa dos efeitos do álcool e que teve delírios e alucinações.
Esta síndrome neuropsiquiátrica provoca uma falha no funcionamento do cérebro e um transtorno cognitivo. O tratamento requer hospitalização imediata, pois a pessoa afetada se encontra em situação de alto risco para sua saúde.
Como orientação geral, utiliza-se um tipo de medicamento, as benzodiazepinas. Estes fármacos diminuem a excitação neuronal e têm um efeito ansiolítico. Como complemento a esta substância, o paciente com delirium tremens deve receber tratamento psicológico e psiquiátrico para avaliar a gravidade dos sintomas de abstinência associados ao álcool.
Imagens Fotolia: Aidar, Nomad_Soul
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2018). Conceito de Delirium Tremens. Em https://conceitos.com/delirium-tremens/. São Paulo, Brasil.