Conceito » Sociedade » Hilariante

Hilariante - Conceito, o que é, Significado

Esta palavra vem do latim, mais especificamente do verbo hilarare, que significa causar riso ou alegrar. Neste sentido, costuma-se dizer que uma situação é hilariante quando provoca risos. O adjetivo hilário corresponde ao substantivo hilaridade.

O fator surpresa é a chave para entender as reações hilariantes

As piadas, as paródias, as quedas acidentais, as reações imprevisíveis e as situações absurdas desencadeiam um efeito hilariante. Manifesta-se em uma reação concreta, o riso. Como critério geral, rimos porque algo nos parece surpreendente e engraçado.

Deve-se ressaltar que apenas o homem e alguns primatas têm reações hilariantes. Estas reações nem sempre estão associadas à diversão e à alegria, já que às vezes rimos quando nos sentimos nervosos. A hilaridade também está relacionada com as cócegas ou com momentos de euforia depois de ter alcançado uma conquista pessoal.

O riso é especialmente contagioso e produz um efeito de imitação nos demais. Embora esta reação seja universal, nem todos os povos riem das mesmas coisas.

O mundo do riso é mais sério do que se pode parecer à primeira vista. De fato, existe uma disciplina específica que estuda este fenômeno, a gelotologia. Alguns pesquisadores desta área de conhecimento destacam os inúmeros efeitos do riso sobre o corpo e a mente: relaxa os músculos faciais, ajuda-nos a entender outros pontos de vista, gera empatia, combate o cansaço e é um fator que favorece a socialização. Não é estranho que algumas pessoas se submetam a tratamentos de risoterapia.

O óxido nitroso é hilariante e por este motivo é conhecido como o gás do riso

Nos últimos anos este gás tem sido utilizado como estimulante, pois produz efeitos eufóricos similares aos que proporcionam algumas drogas (seus efeitos são comparáveis aos produzidos pela inalação da cola). É consumido através de balões onde o óxido nitroso é introduzido.

O gás é absorvido e durante alguns minutos experimenta uma sensação de euforia que normalmente desencadeia uma risada descontrolada. Esta substância tem efeitos nocivos para a saúde, uma vez que afeta o cérebro e os pulmões podendo provocar dependência.

Independentemente da sua utilização como droga, este gás é usado para favorecer a combustão dos motores dos automóveis. Da mesma forma, o óxido nitroso é uma substância utilizada na anestesia de intervenções cirúrgicas (como qualquer outro gás anestésico é necessário ser aplicado com medidas de ventilação adequadas).

Imagem: Fotolia. benevolente

Relacionados:

  1. Cócegas
  2. Reação Química
  3. Coulrofobia
  4. ASMR
  5. Loratadina
  6. Catarse
  7. Formaldeído
  8. Psicologia Ambiental
  9. Palhaço
  10. Eletrólise