Conceito » Saúde » Osteócito

Osteócito - Conceito, o que é, Significado

Nosso sistema ósseo tem três funções fundamentais: fornece suporte e forma nosso corpo, permite o movimento por sua interação com o sistema muscular e age como protetor de nossos órgãos. Este sistema está composto por ossos ligados às articulações. Em relação a sua estrutura, os ossos podem ser curtos, longos, irregulares ou planos.

Todos eles estão formados por dois tipos de tecidos: um compacto e outro esponjoso

O tecido ósseo é de tipo conectivo e algumas de suas características são as seguintes: escasso número de células, presença de colágeno e elevado teor em cálcio.

Os osteócitos são células do tecido ósseo

O tecido ósseo contém uma substância intercelular sob a forma de pequenas lâminas. Estas lâminas possuem fibras de colágeno que proporcionam uma consistência dura para o osso. Além da substância intercelular o tecido ósseo contém três tipos de células: os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos.

É uma célula óssea madura e a sua função principal é estimular o movimento mecânico dos ossos. Este tipo de célula são os mais abundantes do tecido ósseo e estão alojados em aberturas que se comunicam com as células osteoblásticas do próprio osso.

Têm um mecanismo sensorial que permite captar as necessidades do organismo. Em outras palavras, recebem as cargas mecânicas que afetam os ossos e emitem os sinais correspondentes para atender às necessidades específicas do corpo. Pode-se dizer que os osteócitos permitem preservar a vitalidade do tecido ósseo.

Ao mesmo tempo, estas células atuam em conformidade com os osteoblastos e os osteoclastos para que todo o tecido ósseo possa cumprir com suas funções específicas. O papel dos osteócitos é determinante na mineralização óssea e no equilíbrio entre os minerais que o formam.

Os osteócitos e a regeneração dos ossos

Os mecanismos bioquímicos relacionados aos osteócitos são os responsáveis pela regeneração dos ossos. Neste sentido, o osso é um tecido que se autorregenera e devido a isso os traumas e as fraturas no esqueleto podem ser curadas. A regeneração óssea está baseada em três pilares fundamentais: uma atividade física adequada, uma dieta saudável e equilibrada complementada com cálcio e uma dose de vitamina C para que o colágeno de ósseo possa absorver os minerais necessários.

Imagem: Fotolia. designua

Relacionados:

  1. Célula Vegetal
  2. Colágeno
  3. Tecido Sanguíneo
  4. Caliptra
  5. Célula
  6. Articulação
  7. Granuloma
  8. Fósforo
  9. Gelatina
  10. Neurônio