Conceito » Saúde » Ossos da Face

Ossos da Face - Conceito, o que é, Significado

O crânio é a estrutura óssea que dá forma a cabeça e protege as estruturas do encéfalo. Os ossos de sua parte anterior formam o rosto, enquanto que os da parte posterior originam a abóbada craniana.

Os ossos da face se distribuem formando orifícios para as órbitas dos olhos, a cavidade nasal e a cavidade bucal.

Distribuição dos ossos da face

Temos 14 ossos na face no total:

Osso Malar ou Zigomático. São dois, um de cada lado, este dá forma às maçãs do rosto, constituindo parte importante do piso das órbitas oculares. De sua base se emite uma extensão que vai de trás até juntar-se aos ossos temporais. Esta prolongação é chamada de arco zigomático, é uma proeminência que pode ser palpada na frente das orelhas.

Ossos próprios do nariz. São dois ossos pequenos localizados na linha média abaixo do osso frontal e por dentro do osso maxilar superior. Estes ossos formam a base do nariz e fornecem um ponto de inserção da cartilagem que forma o septo nasal.

Vômer. É um osso único, localizado na linha média, logo atrás da cartilagem do nariz. Sua função é dividir a cavidade nasal em dois canais que correspondem às fossas nasais.

Osso Lacrimal. É também conhecido como unguis. São dois ossos pequenos localizados na parte da face interna da órbita. Estes ossos formam o canal lacrimal.

Maxilar superior. São dois ossos, um de cada lado, localizados dentro do osso malar, formam a parede interna da órbita e o teto da cavidade oral. Contêm orifícios chamados alvéolos, na qual estão inseridos os dentes e os molares da arcada dental superior.

Palatino. São dois ossos localizados na parte detrás do maxilar superior, são distribuídos de forma profunda na linha média. Estes ossos formam as paredes do nariz e têm proeminências que dão forma aos cornetos nasais superiores e médio. Seu nome se deve ao fato de formar a parte posterior do teto da cavidade bucal, o que corresponde ao que se conhece como paladar duro.

Cornetos inferiores. São dois ossos localizados abaixo dos palatinos, dão origem a uma estrutura curvada em forma de concha conhecida como o corneto inferior do nariz. Juntamente com o palatino formam a parede externa da cavidade nasal.

Maxilar inferior. Também conhecido como mandíbula. É um osso que forma a parte inferior da face. Está unido ao osso temporal originando a articulação temporomandibular, que é a única articulação móvel da cabeça, necessária para poder falar e mastigar. Da mesma forma que o maxilar superior, a mandíbula consiste em uma série de orifícios chamados alvéolos, na qual estão inseridos os dentes e os molares da arcada dental inferior.

Imagens: Fotolia. high_resolution, pic4u

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: