Conceito » Saúde » Osso da Perna

Osso da Perna - Conceito, o que é, Significado

O membro inferior, popularmente chamado de perna, consiste em um total de 31 ossos. Estes são distribuídos para formar o quadril, a coxa, o joelho, a perna e o pé.

Ossos do quadril

O quadril é a estrutura que une o membro inferior ao tronco. Possui um osso, o osso coxal.

Osso Coxal. Este osso está localizado na pelve e dá forma ao quadril. Sua parte interna está unida ao sacro através da articulação sacroilíaca e sua parte externa se une ao fêmur formando a articulação coxofemoral, também conhecida como articulação do quadril. Este osso emite um prolongamento em sua parte anterior que une ao análogo do osso coxal contralateral para formar o púbis.

Ossos da coxa

A coxa é a área do membro inferior localizada entre o quadril e o joelho. Possui um osso, o fêmur.

Fêmur. É o osso mais longo do corpo. Sua extremidade superior tem forma arredondada e é conhecida como cabeça do fêmur, esta que se une ao osso ilíaco para formar a articulação coxofemoral. A cabeça do fêmur é um ponto vulnerável para os idosos, pois é um local frequente de fraturas devido à osteoporose.

Ossos do joelho

O joelho possui um único: a patela.

Patela. É um osso pequeno achatado de forma triangular com um vértice inferior. Está na frente da extremidade inferior do fêmur, no entanto, não está diretamente ligado a ele por ser um osso do tipo sesamoide. A patela se encontra dentro do tendão do músculo quadríceps, que é o músculo localizado na parte anterior da coxa.

Ossos da perna

A perna é formada por dois ossos: a tíbia e o perônio.

Tíbia. É o principal osso da perna, está localizado em sua parte anterior. Sua extremidade superior é larga, com uma superfície achatada chamada de planalto tibial através da qual se articula com o fêmur e o perônio, em sua parte inferior se articula com o astrágalo que forma a articulação do tornozelo. A proeminência localizada na parte interna do tornozelo, chamada de maléolo interno, é a proeminência da parte inferior da tíbia.

Perônio. É um osso fino localizado por fora da tíbia. O perônio se articula com a tíbia em sua parte superior e com o astrágalo na parte inferior, assim, forma uma proeminência localizada na parte externa do tornozelo conhecida como maléolo externo.

Ossos do pé

O pé é uma estrutura complexa composta por 26 ossos distribuídos da seguinte forma:

Parte posterior: Astrágalo, calcâneo, escafoide, ossos cuneiformes (3) e cuboides.

Parte anterior: Metatarsianos (5) e falanges (14).

Imagens: Fotolia. Naeblys, BQ-Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: