Conceito » Saúde » Ossos do Pé

Ossos do Pé - Conceito, o que é, Significado

É uma estrutura complexa. Está formado por uma série de músculos, ligamentos, tendões, nervos e vasos sanguíneos que se encontram suportados por uma estrutura óssea composta por 26 ossos, distribuídos em três regiões: tarso, metatarso e os dedos.

Ossos do Tarso

O tarso é a parte posterior do pé, forma o calcanhar e é conhecido como garganta do pé, cuja função é unir-se à perna e permitir os movimentos.

O tarso está composto por 7 ossos, dois na parte posterior e cinco na parte anterior, estes são:

Astrágalo (ou tálus). É o osso que permite articular o pé com o osso da perna chamado tíbia.

Calcâneo. Está localizado abaixo do tálus dando forma ao calcanhar. Este osso está submetido a sobrecargas mecânicas capazes de originar a formação de uma proeminência óssea em forma de gancho, chamada de esporão calcâneo, que é uma causa comum de dor no calcanhar.

Escafoides. Este osso está localizado em frente do astrágalo. É uma transição entre os dois ossos principais da parte posterior do pé e da parte anterior do tarso.

Ossos cuneiformes. São três ossos em forma de cunha que se situam entre o escafoide e os metatarsos dos primeiros quatro dedos do pé. São distribuídos em forma de arco.

Cuboides. É um osso pequeno em forma de cubo localizado na parte externa do terceiro cuneiforme, ao lado do dedo mindinho do pé. Articula-se por trás com o calcâneo e pela frente com os metatarsos do quarto e quinto dedo.

Ossos do Metatarso

O metatarso é a parte anterior dos pés, localizada entre a garganta do pé e os dedos. Ali se encontram cinco ossos longos conhecidos como metatarsianos. Estes são denominados por números, sendo o primeiro metatarso aquele que corresponde ao hálux ou dedão do pé. Os demais correspondem ao segundo, terceiro, quarto e quinto metatarso.

Diferentemente do que acontece na mão com seus equivalentes metacarpianos, os metatarsos não estão alinhados lado a lado. Em vez disso, estão distribuídos formando um arco côncavo para baixo que dá forma à abóbada do pé, o que é necessário para poder ter um arco plantar.

Nos dos dedos do pé

Os dedos do pé são formados por pequenos ossos chamados de falanges. Existem três em todos os dedos, exceto no hálux que há apenas duas falanges.

As falanges são denominadas de acordo com sua localização como falanges proximais, que correspondem às articuladas com os metatarsos, falange média e falange distal, sendo esta última localizada na extremidade do dedo.

Imagens: Fotolia. Maya2008, Alexandr Mitiuc

Relacionados:

  1. Osso da Perna
  2. Ossos da Mão
  3. Ossos do Braço
  4. Ossos da Face
  5. Osteócito
  6. Trapezoide
  7. Articulação
  8. Esqueleto
  9. Core: Músculos e Fortalecimento
  10. Colágeno