Olho Turco - Conceito, o que é, Significado

No mundo do esoterismo e dos amuletos há um objeto que se destaca entre os demais: o denominado olho turco, olho grego ou nazar. A finalidade deste símbolo consiste em levá-lo em alguma parte do corpo (por exemplo, pendurado no pescoço como um enfeite) para combater o mau-olhado. Neste sentido, deve-se destacar que o mau-olhado é o efeito negativo que o olhar de uma pessoa pode causar em outra a partir de um sentimento de inveja ou ódio.

A origem do amuleto

O olho turco é uma gota ou círculo plano feito de cristal que tem um olho no centro. Quanto a sua origem, ele se remonta à civilização do Egito antigo e da Babilônia, por onde se acreditava que os maus sentimentos dos seres humanos se projetavam através dos olhos. Posteriormente, o uso de olho turco se espalhou por toda a Europa, especialmente na Turquia e na Grécia.

Finalidade, uso e significado

Além de proteger contra o mau olhado, também ajuda a combater as más energias alheias. Pode ser usado como pulseira ou como colar. Apresenta várias cores e cada uma delas possui propriedades diferentes. Assim, se o olho turco for de cor azul representa o carma positivo, as energias positivas e a proteção em geral. Agora se o olho turco for azul claro está relacionado à verdade e também oferece uma proteção contra o mau-olhado.

O amuleto de cor vermelha está associado ao poder e à paixão e se encontra em conexão com o amor. Se for de cor amarela (essa cor representa a energia) seu uso se destina à manutenção da saúde. A cor verde simboliza a natureza e por levá-la consigo pode alcançar o crescimento pessoal. O olho turco de cor branca simboliza a ideia de perfeição, a inocência e a bondade. A cor roxa deste amuleto representa o ideal da sabedoria, a criatividade e a magia; quando levado ao corpo ajuda a potencializar estas qualidades.

A consagração do olho turco

Para que qualquer amuleto seja útil é necessário ser consagrado. Isto significa que deve estar limpo e ativado, pois do caso contrário seria um simples objeto.

Para limpar e ativar o olho turco é necessário uma série de elementos: o olho turco de determinada cor, quatro velas da cor do olho que deseja usar, incenso, um prato fundo de cristal com água da chuva, sal grosso, terra, água benzida, essência de arruda, fósforo de madeira e, finalmente, consagrar o olho através de uma oração.

Uma vez todos esses elementos reunidos, deve-se realizar o ritual em uma noite de lua cheia. Após a consagração do amuleto, o mesmo já possui suas propriedades protetoras.

Imagem: Fotolia. hetwig

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: