Negócio - Conceito, o que é, Significado

Negocio

Denomina-se negócio a toda atividade consistente na aquisição de renda em função da entrega de bens e serviços como contrapartida. Em muitas ocasiões é chamado de negócio à entidade privada que foi criada com essa finalidade. Com o objetivo de aumentar a renda e reduzir custos, um negócio reestrutura seus processos a fim de tornar-se mais eficiente.

O vocábulo negócio representa sua etimologia nas palavras latinas “nec” e “otim”, ou seja, uma negação do ócio. De fato, na Roma Antiga, uma atividade ociosa era aquela considerada sem visão de lucro e que se realizava em tempo livre.

O primeiro ponto a ser considerado para a montagem de um determinado negócio é a observação das necessidades e problemas que podem apresentar uma sociedade. Somente pode existir um negócio rentável e com projeção de futuro, caso esteja baseado na solução de problemas através da venda de bens e serviços. Neste ponto é importante realizar uma análise da demanda, isto é, avaliar se há um grupo objetivo de indivíduos dispostos a desembolsar dinheiro para a solução que está sendo oferecida.

Obviamente este processo está sujeito a risco, na medida em que existe a possibilidade de mobilizar recursos econômicos com a eventualidade de fracassar nas ponderações sobre o mercado. São numerosos os casos em que uma empresa, ainda que haja demanda de bens e serviços oferecidos, constrói uma estrutura incapaz de sustentar-se em função do beneficio obtido. Assim, o projeto que iniciou como uma oportunidade termina fracassando por revelar-se inviável.

Dadas estas circunstâncias, existem algumas orientações no que se diz respeito ao fato de montar um negócio rentável. O primeiro obstáculo que apresenta uma empresa com estas características é encontrar um nicho de mercado e manter-se sem incorrer em gastos excessivos. É por isso que a primeira orientação é a de começar oferecendo produtos considerados viáveis e a partir de então testar a resposta do mercado, mantendo uma boa comunição com os clientes com o objetivo de sugerir direta ou indiretamente melhorias na mercadoria. A partir deste feedback se reconfigura o produto e o serviço em consideração aos padrões comuns que diferentes clientes sugeriram; volta a iniciar o ciclo até que o produto se encaixe perfeitamente com as necessidades do mercado. A ideia fundamental é construir primeiro uma base de clientes que vejam com bons olhos a oferta, e a partir daí, começar a montar uma estrutura de índole mais formal.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: