Conceito » Cultura » Pink Money

Pink Money - Conceito, o que é, Significado

Embora haja tradições culturais e coletivos sociais que não compartilham a livre expressão da sexualidade, existe uma tolerância generalizada para com as diversas formas de entender e viver a sexualidade. Em muitos países, o coletivo LGBT deixou de ser perseguido e muitas empresas utilizam suas imagens e símbolos para aproximar-se a este setor da população. Sua estratégia comercial é conhecida como pink money ou capitalismo rosa.

Apoio às reivindicações do coletivo LGTB ou uma simples estratégia de marketing?

As pessoas gays, lésbicas, transexuais e bissexuais vivem desenvolvendo uma intensa luta para integrar-se com normalidade à sociedade e não como uma raridade ou um desvio. Em sua luta já conseguiram importantes realizações: o reconhecimento legal do casamento homossexual em alguns países, a rejeição majoritária da sociedade às diversas formas de homofobia e a visibilidade dessas tendências sexuais nos espaços públicos. Neste contexto, algumas marcas comerciais têm observado uma possibilidade de negócio e vendem seus produtos ou serviços com um toque LGBT (por exemplo, com a bandeira do arco-íris ou com o slogan reivindicativo do orgulho gay).

Um setor da comunidade LGTB denuncia esta estratégia de marketing por considerá-la oportunista. Aqueles que adotam esta atitude defendem um "orgulho crítico" contra a comercialização do "orgulho gay".

O negócio do setor gay

Nos últimos anos a comunidade gay deixou de ser marginalizada e perseguida. Com a mudança de mentalidade da sociedade foi desenvolvido vários tipos de negócios. Atualmente, não há apenas bares e casas noturnas típicas para gays, mas também hotéis, agências de viagens, clínicas de reprodução assistida, seguros, etc.

As empresas focam o coletivo LGTB porque as pessoas que integram este tipo de grupo costumam ter um perfil socioeconômico interessante: um nível de escolaridade e um salário acima da média; moram nas grandes cidades em bairros de prestígio reconhecido e dedicam muito tempo ao lazer e ao entretenimento. Por outro lado, trata-se de um tipo de consumidor que valoriza a qualidade e que por sua vez cria novas tendências no conjunto da sociedade.

Entendido como uma simples oportunidade de negócio

O capitalismo não tem uma boa imagem em vários setores da sociedade. Na verdade, o capitalismo selvagem indica que este sistema econômico gera uma espécie de luta permanente entre os seres humanos.

O rótulo de pink money é claramente depreciativo, pois se critica que muitas empresas utilizam as reivindicações gays para seus interesses comerciais. No entanto, o sistema econômico capitalista não está a favor nem contra os gays ou de qualquer outro coletivo. A única coisa que fazem é buscar uma oportunidade de negócio.

Imagens Fotolia: Pokas, Suebsiri

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: