Conceito » Economia » Plano de Trabalho

Plano de Trabalho - Conceito, o que é, Significado

Uma empresa ou um negócio qualquer é criado com o fim de gerar riqueza, para isso é necessário planejar certas questões tais como a previsão de ventas, o estabelecimento de objetivos e a elaboração de previsões contábeis. Estes aspectos são relevantes, mas não constituem um plano de trabalho.

Entende-se por plano de trabalho o conjunto de ações que serão realizadas em um negócio ou departamento qualquer com o fim de atingir certos objetivos, como mostra um orçamento estabelecido. Neste sentido, um plano de trabalho não é feito de números, mas sim de ações e tarefas que serão realizadas pelos trabalhadores da empresa.

O plano de trabalho como estratégia que orienta uma atividade

O conceito plano de trabalho é aplicado numa empresa, mas também num estudante, numa equipe de futebol, definitivamente, em qualquer projeto pessoal ou coletivo. O plano de trabalho funciona como um guia de atuação que deve responder a três questões fundamentais: onde estamos, aonde queremos ir e como vamos conseguir.

Normas para elaborar um plano efetivo

Os planos de trabalho têm o propósito de alcançar determinadas metas. Embora cada plano tenha que adaptar-se ao tipo de negócio ou atividade, é possível falar de normas gerais e algumas delas são as seguintes:

- Concretizar a finalidade de cada plano de trabalho, uma vez os planos devem ser orientados pelo trabalho pessoal, enquanto que outros se referem ao trabalho em equipe. Neste sentido, a finalidade de um plano deve especificar aquilo que se quer conseguir e especialmente como alcançar.

- Na hora de elaborar um plano, as metas a alcançar devem ser realistas, mensuráveis e coerentes. Ao mesmo tempo, deve ser utilizada uma série de indicadores precisos e objetivos (os indicadores podem estar relacionados com a eficiência, qualidade de serviço e questão econômica).

- Um plano de trabalho deve incorporar três tipos de recursos: humanos, materiais e financeiros.

- Em todo plano de trabalho, deve-se introduzir sistemas de avaliação que permitam avaliar a execução do programa e reforçar sua gestão de forma adequada.

- Um plano de trabalho não deve ser entendido como uma lista de atividades que devem ser cumpridas de maneira sistemática.

- Em qualquer plano de trabalho são estabelecidas atividades com certos objetivos, mas é importante que estejam acompanhadas de um cronograma, ou seja, um gráfico que determine quando será realizada a atividade ou serviço.

Definitivamente, o plano de trabalho é a resposta exata de uma série de perguntas: o que se deve fazer, quem vai fazer, de que maneira e quando fazer.

Imagem: Fotolia. contrastwerkstatt

Relacionados:

  1. Plano de Negócios
  2. Plano Operativo
  3. Prevenção de Riscos
  4. Plano de Contingência
  5. Trabalho em Equipe
  6. APO
  7. Administração de Recursos
  8. Análise de Postos de Trabalho
  9. Segurança Industrial
  10. Autoavaliação