Conceito » Política » Plano de Negócios

Plano de Negócios - Conceito, o que é, Significado

Para colocar em prática um novo projeto no mercado de trabalho ou para alcançar um negócio já existente é importante elaborar uma estratégia com antecipação. Esta estratégia é conhecida como plano de negócio.

O plano de negócios não é simplesmente um documento, deve ser entendido como um processo pelo qual os responsáveis do negócio pensam em realizar um projeto viável e rentável.

O processo de elaboração de um plano de negócio e a importância do plano de marketing

A ideia fundamental de qualquer plano de negócios é simples: analisar sistematicamente uma ideia inicial. Desta forma, parte-se de uma ideia geral sobre o negócio em questão e, em seguida, esta ideia é analisada de acordo com uma série de parâmetros: formas de financiamento, questões legais, situação do mercado relacionado com a atividade a realizar e certos aspectos ligados às questões técnicas: o plano de marketing ou os recursos humanos disponíveis. Se estes parâmetros trazem informações satisfatórias é possível colocar em prática um plano de negócio sólido.

Embora todos os parâmetros sejam importantes, há um aspecto que é essencial: o plano de marketing. Em um plano de marketing se estuda quem é o público-alvo de um negócio e quais são suas necessidades, os serviços que podem ser oferecidos a esses clientes e, paralelamente, deve-se analisar o funcionamento de outros negócios similares. Após as respostas que se têm é necessário desenvolver uma estratégia de marketing.

A finalidade do plano de negócio

O plano de negócio apresenta três elementos essenciais:

1) Analisar o potencial do negócio;

2) Orientar as atividades do dia a dia de uma empresa;

3) Conseguir um financiamento para um projeto.

É aconselhável que uma vez elaborado o plano de negócio, o mesmo seja registrado em um documento próprio. Desta forma, será mais fácil explicar o projeto aos possíveis sócios ou investidores. Deve-se destacar que um plano de negócios é um cartão de visita e que se for bem feito pode chamar a atenção.

Os especialistas aconselham que haja duas versões: um plano de negócios extenso elaborado com informação precisa e um plano simplificado que pode ser consultado de forma simples e direta.

A chave de um bom negócio é encontrar uma necessidade que ainda não atendeu satisfatoriamente o mercado de trabalho.

Imagem: Fotolia. jossdim

Relacionados:

  1. Plano de Trabalho
  2. Plano Operativo
  3. Modelo de Negócio
  4. Plano 5W2H
  5. Negócio
  6. Plano de Contingência
  7. Negócio Sazonal
  8. Planejamento
  9. Plano de Voo
  10. Mercadologia Internacional