Conceito » Economia » Negócio Sazonal

Negócio Sazonal - Conceito, o que é, Significado

Empreender um projeto é uma decisão que cada empreendedor tem como planejamento prévio. A maioria dos negócios é um investimento permanente, projetos que exigem dedicação contínua durante todo ano. No entanto, existem exemplos concretos de negócios que são conhecidos como sazonais, ou seja, atividades trabalhistas cuja essência se reduz ao período de tempo de determinada estação. Por exemplo, no setor do turismo existem negócios sazonais, como os quiosques de praia. Um local com vida para destinos costeiros que oferecem um serviço aos turistas.

Vale destacar, geralmente, que os negócios sazonais ganham um maior protagonismo em países cujas condições ambientais mudam significativamente ao longo do outono, inverno, primavera e verão. Por exemplo, em muitos países, as sorveterias são negócios sazonais com potencial de sucesso apenas durante os meses com temperaturas agradáveis, dos quais são um convite para poder saboreá-los. No setor do turismo, há também muitos hotéis que abrem suas portas unicamente na alta temporada.

Vantagens dos negócios sazonais

Um negócio sazonal tem a vantagem de permitir a obtenção de lucros extras anuais aproveitando a alta temporada de um setor específico. Desta maneira, é uma atividade que pode ser complementada por outro tipo de projeto. Outra realidade deste tipo de projeto é que a carga de trabalho é muito alta e reduzida a um período de tempo bem específico, além de conviver com uma sobrecarga de tarefas e stress.

Existe a vantagem de haver muito tempo disponível no ano para seguir estudando, participando de eventos de networking e explorando novas vias de desenvolvimento.

Desvantagens dos negócios sazonais

Quais são as desvantagens de um negócio sazonal? São muito vulneráveis diante das condições ambientais já que a temporada de uma sorveteria pode não atender as expectativas previstas, por exemplo, quando faz frio ou chove. Desta maneira, o desejo das altas temperaturas fica interrompido e não é mais um convite passear pelo calçadão tomando um sorvete. Tudo isso leva a uma grande variação na renda.

Em alguns casos, o negócio sazonal tem a desvantagem de lucrar apenas em um período específico, no entanto, exige o pagamento de contas permanente ao longo do ano. Por exemplo, quando um hotel fecha suas portas durante determinado período, continua ainda pagando os impostos e as taxas correspondentes, mesmo sem vender nada.

Imagem: Fotolia. famveldman

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: