Conceito » Sociedade » Miss Universo

Miss Universo - Conceito, o que é, Significado

A beleza física provoca uma atração evidente em qualquer um. Concursos de beleza são organizados para determinar quem é a mulher mais bonita de um país ou continente. E o mais conhecido internacionalmente é o Miss Universo, o qual foi realizada pela primeira vez, em 1952, na Califórnia (o concurso de Miss Mundo tem características semelhantes, mas é organizado por outra entidade).

Juntamente com a vencedora e as outras finalistas, são premiadas também a Miss Simpatia e a Miss Fotogênica.

Parece incrível, mas Donald Trump é o dono da Miss Universe Organization

Atualmente, o maior responsável por este evento é o magnata Donald Trump, mais conhecido por assumir a presidência dos Estados Unidos em 2017. O curioso é que ele não é exatamente um defensor dos direitos das mulheres.

A vencedora recebe uma coroa de ouro e platina, um prêmio em dinheiro de 250.000 dólares e o direito de desfrutar de um apartamento na Trump Tower de Nova York durante um ano.

Da mesma forma, algumas marcas comerciais do setor de cosméticos e moda lhe fornecem produtos e acessórios para melhorar sua imagem. Para manter o título deve assinar um contrato com a entidade organizadora e comprometer-se a cumprir certas obrigações: participar de eventos de caridade, promover a paz pelo mundo e estimular o controle de doenças.

Os concursos de beleza estão sendo questionados nos últimos anos

Os jurados avaliam uma série de características sobre as participantes: a proporção e a harmonia do corpo, os traços faciais, a elegância e o estilo pessoal com a roupa que veste. Neste tipo de concurso, é proibida qualquer intervenção estética que altere a beleza natural da mulher.

O Miss Universo e outros eventos similares não estão isentos de críticas. Alguns setores consideram que a imagem projetada sobre a mulher é negativa e anacrônica.

Na Argentina, discute-se a possibilidade de proibir estes concursos por considerá-los sexistas e os grupos feministas afirmam que a mercantilização do corpo feminino promove valores contrários à igualdade entre homens e mulheres.

Nos últimos anos, os vídeos das misses que respondem questões básicas de cultura geral se tornaram virais e destacam uma imagem degradante da mulher nestes eventos

De outro ponto de vista, alguns consideram que estes eventos promovem padrões de beleza absurdos, uma vez que a altura e a magreza das mulheres não têm relação com a beleza.

Estas competições de perfeição se estenderam ao mundo infantil feminino. Neste contexto, existem aqueles que afirmam que se projeta uma imagem que promove a pornografia infantil e atenta contra os direitos das meninas.

Imagem: Fotolia. Toricheks

Relacionados:

  1. Machismo
  2. NAFTA
  3. Copa Libertadores
  4. Rohinyá
  5. Beleza
  6. Emoções Estéticas
  7. Fake News
  8. Efeito Halo
  9. Aurora Austral
  10. Rohingya