Big Bang - Conceito, o que é, Significado

Big-BangO ser humano pergunta ao universo sobre sua origem desde que é um indivíduo inteligente. Esta preocupação em entender o cosmo ocorre em todas as civilizações, desde os egípcios e os gregos até o homem contemporâneo. Muitas explicações foram dadas e criadas em torno de como se criou o universo, embora na última década a teoria do Big Bang seja uma das mais reconhecidas pela comunidade científica.

Tudo aquilo que nos rodeia é formado por átomos e são tão minúsculos que se tornam imperceptíveis ao olho humano. Antes de existir os átomos que formam a matéria não havia nada, absolutamente nada, sendo esta circunstância algo difícil de imaginar.

Segundo a teoria do Big Bang, houve uma grande explosão dando origem assim ao aparecimento da matéria

Há um fato fundamental para acreditar nesta ideia: a expansão do universo. Conforme os astrônomos se há uma expansão constante do universo, o movimento iniciou em determinado momento. Em outras palavras, se as galáxias se afastaram uma das outras, isto significa que houve um momento que estavam muito próximas, ligadas umas às outras.

Isto determina que toda matéria e o espaço que faziam parte do universo estavam unidos a um ponto. Os astrônomos denominam esse ponto como uma “particularidade inicial”. Neste momento aconteceu a grande explosão conhecida como Big Bang.

A causa desta explosão se deve à elevada pressão e temperatura submetida a meteria compactada

Segundo os astrônomos, não é possível determinar o momento inicial da explosão, aquilo que conhecemos como instante ou momento zero. Desta maneira, antes do Big Bang não existia o tempo, nem a matéria e o espaço.

Os cientistas se perguntam como aconteceu o momento zero

Não há nenhum estudo de laboratório que permita recriar atualmente as condições dadas no momento da explosão. Consequentemente, é necessário imaginar qual pôde ser a sequência dos acontecimentos, o que estabelece uma hipótese justa, mas ainda não demonstrada. Segundo os astrônomos e astrofísicos que defendem esta teoria, o que previsivelmente pode ter acontecido é que uma faísca de energia em expansão causou a famosa grande explosão ou Big Bang. A partir deste momento se formou a matéria do cosmos, houve o início do tempo e as leis do universo.

Imagem: iStock. gremlin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: