Conceito » Ciência » Big Crunch

Big Crunch - Conceito, o que é, Significado

A comunidade científica tem realizado notáveis avanços sobre as leis que governam o universo. No entanto, não existe uma teoria única em relação à sua origem e seu fim. Neste sentido, aqueles que se dedicam a formação primitiva do universo costumam manter a teoria do Big Bang, já aqueles que abordam seu fim desenvolveram a teoria do Big Crunch.

Big Bang e Big Crunch, duas teorias complementares

A teoria do Big Bang afirma que o universo se encontra em constante expansão. Este fenômeno é a consequência lógica de duas circunstâncias: em seu momento originário houve uma grande explosão acompanhada do aparecimento de matéria em expansão pela ação do calor e, ao mesmo tempo, o efeito da força gravitacional entre os planetas vai contendo a expansão do cosmos de maneira gradual.

Consequentemente, no momento em que a expansão contrair-se produzirá um colapso definitivo. A partir disso ocorrerá o Big Crunch, uma expressão inglesa que pode ser traduzida como "o grande rangido" ou "o grande colapso".

Da origem ao final

A matéria em expansão domina o universo em uma complexa combinação de prótons, elétrons e nêutrons que formam os átomos. Em seguida são formados os primeiros elementos químicos: nitrogênio, hélio e lítio. Neste sentido, acredita-se que no princípio o cosmos era uma massa de matéria e antimatéria confusa. Esta realidade sobre o universo primitivo pôde ser decifrada através de um acelerador de partículas.

Em outro nível, a atração gravitacional mútua gera o agrupamento de galáxias (segundo as teorias atuais, as galáxias surgiram do acúmulo de matéria em um processo de fusão). Tal evolução implica a expansão permanente do espaço.

Segundo a teoria do Big Crunch, o fenômeno da expansão do universo chegará ao fim através de uma contração definitiva. Em outras palavras, em vez de crescer produzirá o efeito inverso, ou seja, uma grande implosão na qual todas as galáxias se fundirão pela ação das altas temperaturas. Devido a isso será formado um grande buraco negro, do qual absorverá toda a matéria existente. Esta teoria sobre o fim do universo não tem um caráter especulativo, uma vez que se baseia na observação da explosão de supernovas que deixaram de existir após uma explosão.

A teoria do Big Crunch é muitas vezes interpretada como uma visão circular do tempo cósmico

O Grande Colapso não significa necessariamente que o universo deixará de existir de maneira definitiva. Na verdade, alguns cosmólogos sugerem que este seria o passo definitivo para um novo começo do universo.

A ideia de reinício do universo tem uma dimensão metafísica, pois nos faz lembrar a teoria do Eterno Retorno, abordada pelos filósofos estoicos da antiguidade.

Imagem Fotolia: Designua

Relacionados:

  1. Big Bang
  2. Cosmologia
  3. Teoria de Tudo
  4. Universo
  5. Cosmogonia
  6. Zero Absoluto
  7. Astronomia
  8. Forças Fundamentais
  9. Teoria Heliocêntrica
  10. Teoria da Relatividade