Conceito » Ciência » Teoria Heliocêntrica

Teoria Heliocêntrica - Conceito, o que é, Significado

Embora esta teoria já fosse apresentada no século III a. C pelo astrônomo grego Aristarco de Samos, sua criação definitiva teve lugar no século XVI. Foi formulada por Nicolau Copérnico, um monge polonês que revolucionou a astronomia.

Desde a antiguidade até o século XVI, a comunidade científica e os teólogos defenderam a teoria geocêntrica. De acordo com os seus princípios, a Terra é o centro do universo e o Sol e todos os planetas giravam ao seu redor.

A nova concepção de Copérnico acabou com o paradigma do geocentrismo. Assim, no heliocentrismo se afirma que o Sol ocupa o centro do universo e a Terra e os planetas giram ao seu redor.

É correta a proposta heliocêntrica?

Atualmente, a comunidade científica valida esta teoria, mas apenas parcialmente. Novas pesquisas colocam em suspeita alguns aspectos do heliocentrismo.

Deve-se destacar que um século depois de Copérnico, o astrônomo Johannes Kepler apresentou novos dados que contradiziam a tese de Copérnico. Kepler mostrou que as trajetórias dos planetas não eram completamente circulares, mas eram elípticas e que variavam de velocidade quando se aproximavam do Sol.

Por outro lado, acredita-se que Copérnico era incapaz de distinguir a ideia de universo e de galáxia, já que o Sol é o centro da nossa galáxia, mas não do universo.

Além destes erros, a abordagem heliocêntrica de Copérnico é aceita como válida pela comunidade científica.

Uma ideia que mudou a imagem do mundo e deslocou o ser humano do centro do universo

O heliocentrismo representou uma revolução científica de primeira ordem. Esta mudança de paradigma afetou a astronomia e outros campos, assim como a outras disciplinas científicas. Apesar do seu sucesso inquestionável, quando a nova teoria foi apresentada os teólogos católicos foram radicalmente contrários porque contradiziam as Escrituras Sagradas e o grande filósofo Aristóteles.

O próprio Copérnico sabia que suas pesquisas iriam gerar muita controvérsia dentro da igreja e por isso decidiu não publicar o seu trabalho sobre a teoria heliocêntrica (Copérnico morreu em 1543 e sua obra "Sobre as Revoluções das Esferas Celestes" foi publicada um ano depois de sua morte).

Não se pode esquecer, além disso, que no século XVII Galileo Galilei foi acusado de heresia e forçado a renegar suas ideias quando tentou fortalecer a tese de Copérnico.

Imagem: Fotolia. Tryfonov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: