Conceito » Saúde » Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras - Conceito, o que é, Significado

Em 1971, um grupo de médicos e jornalistas franceses fundou uma organização não governamental sem fins lucrativos para atender às necessidades médicas e humanitárias da população em algumas áreas afetadas pela guerra, por desastres naturais, inclusive por emergência humanitária. Médicos Sem Fronteiras é o nome desta entidade, conhecido internacionalmente pelas siglas MSF. Na atualidade há divisões de MSF na maioria dos países do mundo.

Seu trabalho humanitário em situações de emergência social é possível graças ao apoio financeiro de milhares de cidadãos, que de forma altruísta e desinteressada contribuem com um valor periódico para que esta organização possa seguir colaborando em todo o tipo de situação de emergência.

MSF e sua tarefa de denúncia social

Embora o foco central de sua atividade seja a assistência médica e humanitária em todo tipo de conflito, esta organização mantém uma posição ativa e comprometida, portanto, são denunciadas todas as situações onde a população sofre com alguma violação dos direitos humanos mais elementares.

Princípios de intervenção

As atuações médicas e humanitárias são realizadas a partir de cinco princípios gerais:

1) na medida do possível, os diversos recursos técnicos e profissionais são orientados buscando uma maior eficiência;

2) adota-se uma posição neutra em relação às situações de emergência social e não é aceito nenhum tipo de pressão política, econômica ou de qualquer outra índole;

3) adota-se um compromisso ético totalmente independente de qualquer forma de poder;

4) a ação humanitária é realizada de maneira voluntária;

5) a gestão de todas as suas ações são realizadas com critérios de transparência.

Pontualizando questões de interesse

Na atualidade são realizadas atividades de assistência médica e ajuda social nos cinco continentes, especialmente em países da África, Ásia e América Latina.

A maior parte de sua receita provém de doações individuais de seus sócios e colaboradores.

“Médicos Sem Fronteiras” foi homenageado com o Prêmio Nobel da Paz em 1999.

Anualmente esta organização publica diversos relatórios para explicar suas ações e iniciativas, paralelamente, são denunciadas as situações de emergência em todo o mundo.

Como seu próprio nome indica, “Médicos Sem Fronteiras” ajuda a qualquer lugar do mundo sem se importar com as fronteiras.

Imagem: Fotolia. pmmart

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: