Conceito » Política » Tríplice Fronteira

Tríplice Fronteira - Conceito, o que é, Significado

Brasil, Argentina e Paraguai são três nações da América do Sul que convergem em uma área, a Tríplice Fronteira. Em termos geográficos esta circunstância também é conhecida como tríplice fronteira. No passado, esta área de interseção fronteiriça era conhecida como "área das três fronteiras", mas a partir da década de 90 passou a ser chamada pela denominação atual.

Uma área que se destaca por seus atrativos turísticos e sua dimensão multiétnica

Do ponto de vista turístico, a Tríplice Fronteira oferece atrações interessantes aos seus visitantes, como os mirantes nos marcos das fronteiras sobre o rio Iguaçu (afluente do rio Paraná), as antigas missões jesuíticas, as áreas comerciais isentas de impostos e a proximidade das cataratas do Iguaçu.

Por outro lado, trata-se de um território com grande diversidade étnica, uma vez que existe uma elevada população de procedência árabe, coreana, indiana e chinesa. Logicamente, seus habitantes possuem diferentes crenças religiosas, pois há católicos, budistas e muçulmanos. Muitas das escolas desta área são bilíngues, já que seus habitantes têm a necessidade de viajar diariamente de um país para o outro.

Três cidades com altas taxas de conflito

Da mesma maneira que outras áreas fronteiriças existem níveis muito elevados de criminalidade nesta área geográfica. Podemos destacar as atividades do narcotráfico, o comércio ilegal de armas, a criminalidade de rua e a falsificação com as marcas de luxo.

Na Ciudad del Este, pertencente ao Paraguai, na cidade de Foz do Iguaçu, no Brasil, e na cidade argentina de Iguazú, existe um intenso tráfico de armas e contrabando. As três cidades constituem uma das áreas com maior atividade comercial do mundo e grande parte dessa atividade se encontra fora da lei. Nesta área, seus habitantes vivem em um clima de insegurança permanente.

Calcula-se que bilhões de dólares são lavados anualmente na Ciudad del Este e metade dessas transações são provenientes do contrabando ou diretamente do narcotráfico

Em qualquer destas três cidades é muito fácil comprar armas seja qual for o calibre. Alguns estabelecimentos têm aparência legal, mas na realidade estão cobertos por negócios ilícitos. Nos últimos anos a região da Tríplice Fronteira esteve ligada ao financiamento do terrorismo islâmico.

O movimento de pessoas e mercadorias nesta área apresentam duas vias principais: o rio Paraná e a ponte da Amizade. Calcula-se que 70.000 pessoas transitem diariamente por essas rotas.

Imagem: Fotolia. harvepino

Relacionados:

  1. Estado Multiétnico
  2. Mapa Político
  3. Danúbio
  4. Brasil
  5. Interseção
  6. Ecorregião
  7. Cidade
  8. Doutrina
  9. Língua Guarani
  10. Cartel do Narcotráfico