Conceito » Comunicação » Língua Materna

Língua Materna - Conceito, o que é, Significado

O ser humano é um ser comunicativo, ou seja, um ser que usa a palavra para expressar-se com os demais. Mesmo quando a criança ainda não pronuncia uma palavra está inserida em um contexto de aprendizagem. Vivemos em uma sociedade na qual o conhecimento de vários idiomas abre às portas em termos profissionais, na verdade, valoriza-se muito o conhecimento do inglês em nível profissional.

A Língua Materna é a primeira identificação de uma criança sobre seu entorno

Mesmo que uma pessoa tenha a capacidade de aprender um idioma em qualquer época de sua vida, existe sempre uma primeira língua (a materna) que é fundamental para o desenvolvimento de todo ser humano: a língua materna é o primeiro idioma que uma criança aprende e escuta do seu ambiente mais próximo.

A língua materna é a língua nativa na qual o bebê aprende a dizer suas primeiras palavras. Por ser a primeira língua aprendida de uma pessoa, é sua referência em termos de comunicação. A língua mais conhecida e compreendida não é só a falada, mas também a escrita.

Ensinar um segundo idioma na fase da infância, quando já se absorve conhecimento

Na fase de bebês e criança, o ser humano é muito receptivo para aprender o conhecimento de um idioma. Portanto, se aposta no bilinguismo para educar as crianças através do conhecimento de mais de uma língua, desde as idades mais tenras para receber formação acadêmica de uma língua estrangeira.

Conhecer mais de um idioma é importante não só em termos profissionais, mas também em nível pessoal, uma vez que ao falar uma segunda língua independentemente da língua materna proporciona autonomia e independência.

A influência dos pais de origens distintas, cada vez mais comum no mundo global

Em alguns casos, as crianças têm a oportunidade de aprender duas línguas maternas. Assim acontece quando um pai fala um idioma e a mãe outra língua. Desta maneira, ambos decidem conversar com a criança nas duas línguas para que ela possa interagir com a mesma desde cedo.

A língua materna está conectada também com as primeiras recordações que uma pessoa conserva de sua infância, uma vez que a palavra descreve o mundo e também as lembranças pessoais. O ensino de idiomas é um dos mais importantes em termos de formação e aplicado nos colégios. Conhecer mais de um idioma possibilita facilidades de viajar ao exterior, sem problemas de comunicação e com senso de autonomia.

Imagem: Fotolia. artqu

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: