Conceito » Alimentação » Light, Zero e Diet

Light, Zero e Diet - Conceito, o que é, Significado

Muitos alimentos e bebidas apresentam em seus rótulos uma destas três denominações. Com qualquer uma delas se sugere a mesma mensagem: que o produto ajuda a manter a linha. No entanto, o light, o zero e o diet são conceitos diferentes. Na verdade, observando cada um destes rótulos podemos apreciar sua autêntica composição.

Algo é diet ou dietético quando está transformado em sua composição original com o fim de proporcionar certos benefícios nutricionais.

Entre eles podemos destacar os alimentos para celíacos que carecem de glúten, alimentos com suplementos vitamínicos, aqueles destinados ao consumo infantil ou que podem ajudar a baixar de peso. Deve-se destacar que o conceito diet não significa necessariamente que o produto seja de baixas calorias.

Os produtos light são aqueles que cumprem duas condições básicas:

1) são reduzidos os componentes calóricos, as gorduras, o colesterol, o sódio ou açúcares nos alimentos e nas bebidas;

2) a redução de alguns dos seus componentes deve ser de 25% ou mais sobre o produto original.

Compreendendo as opções zero estão os refrigerantes e outros produtos que rotulam em suas embalagens.

Isto quer dizer que tem 0% de açúcar e nenhuma caloria. Desta maneira, para conseguir seu sabor doce é utilizada uma série de edulcorantes químicos.

A má fama do açúcar, o culto ao corpo e a moda da alimentação saudável

O auge dos produtos light, diet e zero deve ser entendido em relação a três outros fenômenos: o descrédito do açúcar, o culto do corpo e o boom da alimentação saudável.

Com relação ao açúcar é inegável que seu alto consumo provoca obesidade e problemas de saúde, tais como a diabetes. No entanto, deixar de consumir alimentos ricos em glicose também pode levar a um déficit alimentar, pois se trata de uma substância essencial para o bom funcionamento do organismo.

O cuidado com o corpo e o exercício físico é, a princípio, uma prática saudável em todos os sentidos

No entanto, em alguns casos, são cometidos excessos. São vários os abusos relacionados ao culto do corpo: a vigorexia, o consumo de esteroides sem nenhum tipo de controle, a anorexia, etc.

Comer de forma saudável e evitar o junk food é também um bom hábito. Apesar disso, algumas pessoas levam ao extremo esta tendência. Neste sentido, há indivíduos que evitam o consumo de sal de forma radical e isso pode causar sérios problemas de saúde, especialmente a desidratação, enjoo, vômitos ou pressão arterial baixa.

Imagem: Fotolia. freshidea

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: